Nos primeiros quatro meses de 2022 o número de pedidos de ajuda ao INEM que levaram à intervenção de psicólogos aumentou 52,8% nas crianças e jovens entre os dez e os 19 anos, segundo o Jornal de Notícias.

Os dados registados até ao mês de abril são os mais recentes disponíveis por faixa etária, e dão conta que o Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) recebeu quase 600 chamadas para prestar assistência a menores de 20 anos. Entre estas estão oito chamadas para situações de emergência com crianças até aos quatro anos e outras 17 de casos entre os cinco e os nove anos. A preocupação foca-se não só na idade mas também nos sintomas, segundo alerta Sónia Cunha, a responsável pelo CAPIC. Suicídios, tentativas de suicídios e agressões estão a aumentar, mas as depressões, crises de ansiedade e dificuldade em controlar emoções também levam aos pedidos de ajuda.

No ano passado o INEM encaminhou 20.614 chamadas para o CAPIC e destas 8920 levaram à intervenção de psicólogos, o que dá uma média de 25 por dia. Em 2021, o número foi superior, houve um total de 22.142 chamadas reencaminhadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR