Pelo menos duas pessoas morreram e dezenas ficaram feridas esta quinta-feira quando uma multidão tentou entrar no estádio de futebol da cidade portuária de Basra, no Iraque, a algumas horas da final da Taça do Golfo Pérsico.

O ministro da Administração Interna do Iraque acrescentou ao jornal Al Jazeera  que cerca de 80 pessoas ficaram feridas mas ainda não são conhecidos mais detalhes da tragédia.

A televisão árabe dá conta do caos instalado referindo que um fotógrafo da AFP que estava dentro do estádio revelou que os torniquetes de segurança ainda estavam fechados quando a massa humana começou a fugir. Desde a madrugada que milhares de adeptos se aglomeravam à porta para tentar biilhetes (90% já estavam vendidos) para um jogo raro em território iraquiano.

É a primeira vez que o Iraque recebe a final da Taça do Golfo Pérsico desde 1979, numa competição que põe em jogo mais sete países: Omã, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Kuwait, Iémen, Bahrain. A final é disputada na tarde desta quinta-feira, entre o Iraque e Omã às 19h00 horas locais (16h em Lisboa).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Há imagens a ser divulgadas nas redes sociais, como as que o jornalista iraquiano Mustafa Saadoon partilhou no Twitter.

Também no Twitter,  a página Daily Middle East publicou um vídeo.