Pelo menos duas pessoas morreram e cinco ficaram feridas num ataque com faca a bordo de um comboio no norte da Alemanha. A informação foi divulgada pela agência Associated Press, que adianta que o suspeito já foi detido pelas autoridades.

O ataque aconteceu esta quarta-feira durante uma viagem regional que faz um percurso entre Kiel e Hamburgo. O caso ocorreu por volta das 15h00 (14h00 em Portugal), quando um dos viajantes atacou vários passageiros, pouco antes de o comboio chegar à estação de Brokstedt.

Segundo o Bild, foram os próprios passageiros que imobilizaram o atacante até à chegada das forças de autoridade à estação de Brokstedt. O homem foi posteriormente levado para um hospital em Neumünster, com ferimentos nas mãos, que terão sido infligidos pelo próprio.

O jornal alemão acrescenta que o atacante se trata de um homem da Palestina que, de acordo com a polícia, tem 33 anos.

A ministra do Interior do estado de Schleswig-Holstein, Sabine Suetterlin-Waack, já reagiu ao ataque, que descreveu como “terrível”. “Estamos chocados e horrorizados que algo assim tenha acontecido”, afirmou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para o local foram mobilizadas nove ambulâncias e um helicóptero. A estação de Brokstedt esteve fechada durante várias horas.

O Ministério Público alemão excluiu esta manhã motivações terroristas no ataque de quarta-feira. “Não há indicações de um contexto terrorista. Os outros elementos do contexto e o curso dos eventos são o objeto da investigação “, disse o porta-voz do Ministério Público de Itzehoe (norte  da Alemanha), Peter Müller-Rakow, citado pela agência noticiosa France-Presse (AFP).

O arguido vai ser apresentado esta quinta-feira à tarde, a pedido do Ministério Público, a um juiz que decidirá sobre as providências a serem tomadas.