O filme “Pacifiction”, do realizador espanhol Albert Serra, coproduzido por Portugal, soma nove nomeações para os Césares, os prémios da Academia de Francesa de Cinema, de acordo com o anúncio feito esta quarta-feira em Paris.

“Pacifiction – Tourment sur les îles” é candidato, entre outros, ao prémio de Melhor Filme, Realização, Fotografia e Melhor Representação Masculina, para Benoît Magimel.

“Pacifiction” é “fantasia pura – toca o político, toca o contemporâneo, toca o humano e as relações humanas”, afirmou o realizador catalão em entrevista à publicação Cineuropa, quando o filme se estreou em maio de 2022 no festival de Cannes.

Rodado na Polinésia francesa, o filme foi coproduzido por França, Espanha, Alemanha e Portugal, pela Rosa Filmes, de Joaquim Sapinho, produtora com a qual Albert Serra fez também os filmes “A morte de Luís XIV” (2016), “Roi Soleil” (20198) e “Liberté” (2019).

Na edição deste ano dos Césares, o filme mais nomeado é a comédia “L’Innocent”, de Louis Garrel, com 11 candidaturas, seguindo-se “La nuit du 12”, de Dominik Moll, com dez.

O realizador norte-americano David Fincher receberá um César de Honra. A cerimónia dos Césares está marcada para 24 de fevereiro em Paris.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR