Justin Roiland, co-criador e protagonista da famosa série de animação “Rick e Morty”, foi despedido após ser acusado de violência doméstica e de comportamentos sexualmente predatórios com menores. A estação Adult Swim, que exibe a série nos Estados Unidos, anunciou que Roiland será substituido em futuras temporadas.

Os acontecimentos remontam a 2020, mas só este mês foram tornados públicos por uma reportagem da NBC News, que revelou que o ator, animador e produtor televisivo iria começar a ser julgado em abril deste ano na Califórnia por agressão e sequestro privado da sua namorada à época (cuja identidade não é conhecida).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No seguimento da notícia, várias outras alegações contra Roiland foram tornadas públicas, dando conta de comportamentos predatórios e abusivos para com várias mulheres, muitas das quais eram mesmo menores quando os alegados incidentes ocorreram. Nas redes sociais, foram partilhadas imagens de conversas com mensagens comprometedoras, atribuídas a Justin Roiland.

O ator nega todas as acusações e diz estar inocente. Em afirmações citadas pela revista Time, o advogado de defesa criticou a cobertura mediática do caso e reiterou a sua confiança num veredito favorável.

Não só o Justin é inocente como temos total expectativa de que este assunto será resolvido assim que o Procurador completar a sua análise dos factos. Esperamos com antecipação a possibilidade de limpar o nome do Justin e ajudá-lo a seguir em frente o mais cedo possível”, disse o advogado T. Edward Welbourn.

Já esta quinta-feira, a Hulu também anunciou a saída de Roiland das duas séries do serviço de streaming das quais fazia parte, “Solar Opposites” e “Koala Man”, seguindo o exemplo da Adult Swim. Dan Harmon, co-criador de “Rick e Morty” e autor de séries como “Community”, irá continuar à frente da série.

Além da co-autoria, Justin Roiland dava ainda voz às duas personagens centrais da série: o cientista alcoólico Rick Sanchez e o seu neto, Morty Smith. A sua voz característica era mesmo um dos aspetos mais acarinhados do programa pelos fãs.

Rick and Morty: Vêm aí (pelo menos) mais 70 episódios

Com uma mistura irreverente de ficção científica e comédia existencialista, “Rick e Morty” é uma das séries animadas de maior sucesso da última década, com dois Emmys e dois prémios Annie no currículo. Atualmente está a meio de um contrato de longa duração, assinado com a Adult Swim em 2018 e que previa a produção de mais 70 episódios (dos quais 30 já foram exibidos).

Em Portugal a série é transmitida através da plataforma de streaming Netflix.