O primeiro Conselho Nacional da IL depois da convenção eletiva do passado fim de semana realiza-se em 26 de fevereiro, em Coimbra, estando na agenda a abertura do processo da revisão estatutária e as regionais da Madeira.

Fonte oficial do partido disse à Lusa que da agenda do 26.º Conselho Nacional da IL consta ainda a eleição da Mesa do Conselho Nacional, o balanço da VII Convenção Nacional dos liberais e um ponto de situação sobre o programa político.

Os novos conselheiros nacionais vão discutir a abertura do processo de revisão estatutária, uma das propostas com as quais o novo líder do partido, Rui Rocha, se comprometeu durante a campanha eleitoral interna como sendo uma das duas primeiras iniciativas caso fosse eleito.

A IL tem que ser mais forte quer no que diz respeito ao que está virado para fora quer no que diz respeito à sua própria organização interna. Temos que arranjar forma de dar voz aos membros, de libertar esse potencial”, justificou em novembro do ano passado, em declarações à agência Lusa.

Esperando os contributos dos membros para essa revisão estatutária, o então candidato revelou que um dos pontos que pretende discutir é o das inerências por achar que as inerências da comissão executiva “podem ser um problema tendo em conta o seu peso no conselho nacional”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Da agenda da reunião ordinária de fevereiro deste órgão máximo entre convenções faz parte um debate sobre as eleições regionais na Madeira, que vão decorrer depois do verão.

Precisamente porque colocou como objetivo eleitoral para o seu mandato conseguir eleger um grupo parlamentar na Madeira, onde a IL não tem qualquer representação neste momento, Rui Rocha estará na segunda-feira naquela região autónoma para preparar com a estrutura local estas eleições regionais.

Depois de ter prometido em campanha maior proximidade com os núcleos e os membros do partido, o novo líder liberal terá já agenda este fim de semana, estando sábado em Lamego, o mais recente núcleo do partido, e domingo em Arouca para visitar a única estrutura local com a qual não se conseguiu reunir durante o período eleitoral.

O deputado Rui Rocha foi eleito no domingo o novo presidente da IL, tendo a moção apresentada pela sua lista à comissão executiva alcançado 51,7% dos votos, tendo a lista da deputada Carla Castro tido 44% dos votos e a do conselheiro nacional José Cardoso 4,3% dos votos.

A VII Convenção da Iniciativa Liberal foi uma reunião longa, crispada e dividida.

Com o objetivo de conduzir o partido aos 15% e romper o bipartidarismo, o deputado há menos de um ano e pouco mais de dois anos depois de se ter tornado membro da IL, Rui Rocha chega a líder da IL com o cunho de João Cotrim Figueiredo.

Em termos das eleições para o Conselho Nacional, a lista afeta ao novo líder, Rui Rocha, elegeu 24 dos 50 lugares, enquanto a do primeiro presidente Miguel Ferreira da Silva conseguiu 14.

A lista B, liderada por Nuno Simões de Melo, apoiante da candidata derrotada Carla Castro, conseguiu apenas quatro mandatos.

A lista D, liderada por Rui Malheiro, conseguiu quatro mandatos e a lista S, com Márcio Oliveira Santos a encabeçar, conseguiu também quatro mandatos.