O dia tinha de chegar e o dia chegou este sábado. Depois de três conquistas consecutivas, depois de ganhar a competição em três anos seguidos entre Sp. Braga e Sporting, depois de guardar para si e por direito o estatuto de Sr. Taça da Liga, Rúben Amorim passou o testemunho. E perdeu pela primeira vez na prova ao fim de 34 jogos entre a carreira de jogador e o ainda curto percurso enquanto treinador.
O treinador do Sporting viveu alguns dos dias mais felizes da carreira na Taça da Liga, ao conquistar o troféu com o Sp. Braga em 2020 e com os leões em 2021 e 2022, mas este sábado acabou por ter a primeira grande desilusão na competição. Mais: este sábado acabou por condenar, de alguma forma, uma temporada que já não estava a ser fácil. Sem Taça da Liga, já eliminado da Taça de Portugal, em 4.º lugar no Campeonato e apenas com a Liga Europa, o clube de Alvalade corre o sério risco de terminar a época sem qualquer título — algo que não acontece desde 2019/20.
Mas na zona de entrevistas rápidas, já depois de o FC Porto levantar o troféu no relvado do Estádio Dr. Magalhães Pessoa, Rúben Amorim não quis personalizar a derrota. “Em mim, não causa mossa nenhuma. Para os jogadores é mais difícil. Mas também já deviam estar habituados, às vezes acontecem estas coisas. Agora é pensar em quarta-feira e no jogo do Campeonato”, começou por dizer o técnico leonino, antecipando desde logo a receção ao Sp. Braga.
????????Rúben Amorim após 34 jogos na Taça da Liga, como jogador e treinador, sofre a primeira derrota na competição. pic.twitter.com/dZ7NPWSDrm
— Playmaker (@playmaker_PT) January 28, 2023
Mais à frente, o treinador do Sporting defendeu que a final “acabou aos 75 minutos”, sublinhando a relevância da expulsão de Paulinho por acumulação de cartões amarelos. “É difícil encontrar palavras neste momento. Fizemos um excelente jogo, uma primeira parte muito boa com aquele azar no primeiro golo. Tomámos conta do jogo. Tentámos sempre jogar e depois, na segunda parte, o jogo acabou aos 75 minutos. Foi assim que perdemos o jogo. Quanto a mim, jogámos melhor e criámos mais ocasiões. Mas é assim”, acrescentou, comentando depois a mudança das dinâmicas do primeiro para o segundo tempo.
“O FC Porto passou a defender com mais um, baixou o Galeno. Tentámos acertar com o Ugarte a sair por fora e conseguimos levar a bola mais para a frente. Mas depois da expulsão acabou o jogo. Aí foi tentar lutar pela vida, tentar marcar um golo. Não conseguimos e acabámos por sofrer um golo no fim”, terminou Rúben Amorim, garantindo que o objetivo do Sporting para a temporada é “ganhar o próximo jogo”.
????Foi a 6.ª expulsão consecutiva de jogadores do Sporting frente ao FC Porto.
????????Paulinho é expulso pela 2.ª vez na carreira:
2016 vs Freamunde (Gil Vicente), Segunda Liga
2023 vs FC Porto (Sporting), Taça da Liga pic.twitter.com/YiMaMLcyNl— Playmaker (@playmaker_PT) January 28, 2023