É sabido, através das afirmações do ex-CEO do Grupo Volkswagen, Herbert Diess, que a Tesla em Berlim produz um automóvel três vezes mais rapidamente do que a VW em Wolfsburg, numa diferença de 10 para 30 horas. Tal não se deve à falta de jeito ou de técnica dos operários alemães, mas sim porque toda a plataforma dos Model Y produzidos na Alemanha é fabricada apenas com três peças, forjadas nas gigantescas Gigapress criadas pelos italianos da IDRA. Daí a importância da confirmação de Elon Musk, durante o anúncio dos resultados financeiros do 4.º trimestre do ano transacto, que a Tesla está a desenvolver uma plataforma 50% mais barata de produzir.

Não é a primeira vez que Musk, o CEO da marca norte-americana de veículos eléctricos, se refere à nova plataforma, que poderá começar por servir o Model 2 – se é assim que se irá chamar o modelo com a dimensão de um ID.3 –, mas que depois verá a sua tecnologia alargar-se a toda a gama. A estratégia é passar a ser capaz de produzir uma plataforma com apenas uma peça, em vez das três que agora são necessárias para um Model Y ou para um Model 3.

A Gigapress da Tesla em Berlim

Para se ter uma ideia das vantagens destas peças que são forjadas nas prensas da Gigapress, basta recordar que a empresa admitiu que, no Model Y, toda a parte frontal (do para-choques até ao pilar A e o pack das baterias) é agora fabricada apenas com um golpe das máquinas da IDRA. Trata-se de uma evolução notável face ao que acontecia até então, em que era necessária uma média de 70 peças moldadas, o que implica um trabalho muito superior de prensas convencionais, para depois estas peças mais pequenas ainda terem de ser soldadas entre si para formar a frente do modelo.

Poderá ser graças a esta arquitectura fabricada com apenas um golpe da Gigapress – que para isso terá de ser ainda maior e capaz de gerar pressões superiores, para aceitar a produção de peças de dimensões superiores – que a Tesla está a pensar reduzir em 50% o custo da plataforma. Tudo indica que a nova base, concebida de forma a ser mais barata, está a ser desenvolvida na China, como a foto parece confirmar. Resta-nos esperar por um esclarecimento desta novidade avançada na reunião de accionistas, o que só deverá acontecer a 1 de Março, no próximo Investor Day da Tesla.

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