“Levaria apenas um minuto.” Foi assim, segundo o relato de Boris Johnson, que Vladimir Putin ameaçou matá-lo, disparando um míssil na direção do Reino Unido. Foi antes de 24 de fevereiro de 2022, dia em que a Rússia invadiu a Ucrânia, que o Presidente russo fez a ameaça contra o então primeiro-ministro britânico. Boris diz que talvez fosse apenas uma brincadeira.

O Kremlin já comentou as declarações do antigo primeiro-ministro britânico. Dmitri Peskov diz que não é verdade, “mais precisamente, é uma mentira”. O porta-voz de Putin falava aos jornalistas, no seu habitual briefing matinal.

A revelação de Boris Johnson foi feita durante uma entrevista para um documentário da BBC. As ameaças de Vladimir Putin, detalhou o político britânico, foram feitas durante um longo telefonema em fevereiro do ano passado.

As palavras de Vladimir Putin foram uma reação a um aviso de Boris Johnson:  a guerra seria uma “catástrofe total”. Moscovo não se pronunciou sobre estas declarações.

“Em determinado momento, ele ameaçou-me e disse: ‘Boris, não quero magoá-lo, mas, com um míssil, levaria apenas um minuto’ ou alguma coisa assim”, acrescentou o político. “Mas penso que pelo tom muito relaxado que ele estava a usar, o tipo de ar de distanciamento que parecia ter, ele estava apenas a brincar com as minhas tentativas de convencê-lo a negociar.”

Notícia atualizada às 11:40 com a posição do Kremlin

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR