Começou por ser um rumor, o Estoril chegou a ser colocado na equação, a primeira opção confirmou-se: Pizzi está de regresso a Portugal e à Primeira Liga e é reforço do Sp. Braga. O médio de 33 anos volta assim ao futebol português depois de ter deixado o Benfica no verão, a título definitivo, assinando pelo Al-Wahda dos Emirados Árabes Unidos.

A contratação de Pizzi foi esta segunda-feira confirmada pelo Sp. Braga, com o clube minhoto a indicar ainda que o internacional português assinou até junho de 2024 — ou seja, por época e meia. De recordar que esta é a segunda passagem do médio pelo Sp. Braga: esteve vinculado ao clube entre 2008 e 2012, cumprindo apenas dois jogos pela equipa principal e acumulando empréstimos a Ribeirão, Sp. Covilhã, P. Ferreira e Atl. Madrid, com os espanhóis a acionarem a opção de compra do jogador.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Após ser cedido também pelos colchoneros e ao Deportivo, assinou pelo Benfica em 2013 e após um empréstimo inicial ao Espanyol viveu nos encarnados o período mais bem sucedido da carreira: 355 jogos, 94 golos, quatro Campeonatos, uma Taça de Portugal, duas Taças da Liga e três Supertaças, para além de ter assumido a responsabilidade da braçadeira de capitão. Foi emprestado ao Basaksehir da Turquia há um ano, no mercado de inverno de 2022 e depois de ter perdido espaço no onze inicial durante o comando de Jorge Jesus, e saiu definitivamente no verão e rumo ao Al-Wahda dos Emirados Árabes Unidos.

Agora, está de regresso a Portugal e a Braga — onde a contratação do experiente médio não é propriamente consensual. Precisamente na madrugada desta segunda-feira, foi colocada nas imediações da Pedreira uma tarja de dimensões consideráveis com insultos a Pizzi e a ideia de que o jogador não é bem-vindo no Minho. Em causa, alegadamente, está o facto de o internacional português ter sempre festejado os golos que marcou contra o Sp. Braga ao serviço do Benfica.

Pizzi é assim o terceiro reforço de inverno do Sp. Braga, depois do lateral sueco Joe Mendes (AIK, 1,5 milhões) e do também internacional português Bruma (Fenerbahçe, empréstimo). Em sentido oposto, o jovem central Bruno Rodrigues foi cedido aos turcos do Karagümrük.