A empresa municipal Águas e Energia do Porto foi alvo de um ataque informático, revelou esta segunda-feira a Câmara Municipal, que acionou os protocolos de segurança e garante que os serviços essenciais de abastecimento estão assegurados.

“Importa desde já salientar que todos os serviços essenciais de abastecimento público de água e saneamento estão perfeitamente assegurados”, lê-se no comunicado da Câmara Municipal do Porto.

Quanto ao ataque informático à Águas e Energia do Porto, a autarquia refere que foram “de imediato acionados os protocolos de segurança” e que a empresa “está a desenvolver todos os esforços para repor as condições normais de funcionamento o mais brevemente possível”.

A Águas e Energia do Porto está a trabalhar “em estreita colaboração” com o Centro Nacional de Cibersegurança e a Polícia Judiciária, acrescenta a autarquia.

No comunicado, a Câmara do Porto admite que, “devido ao incidente, alguns serviços ao cliente sofreram constrangimentos”, pelo que solicita aos clientes que nas últimas 72 horas submeteram pedidos de informação, pedidos de serviço, reclamações, entre outros, voltem a contactar a empresa.

“A Águas e Energia do Porto lamenta os transtornos causados e atualizará esta informação assim que possível”, termina a nota.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR