O líder da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, reafirmou esta segunda-feira o objetivo de conseguir eleger um grupo parlamentar nas eleições regionais da Madeira deste ano, que classificou como muito importantes para o partido.

É uma eleição muito importante para a Iniciativa Liberal. Nós temos tido sucesso sucessivo nos atos eleitorais a que nos apresentamos e queremos também garantir esse mesmo sucesso na Madeira, com a eleição de um grupo parlamentar da Iniciativa Liberal”, salientou Rui Rocha, em declarações aos jornalistas no Funchal.

Insistindo que esse é o objetivo do partido, Rui Rocha disse ser esse também o caminho que se começou a traçar, “do ponto de vista da estratégia, dos meios envolvidos, dos perfis dos candidatos”.

Rui Rocha encontra-se esta segunda-feira na Madeira, numa visita para preparar as eleições legislativas regionais com o núcleo regional do partido, coordenado por Nuno Morna.

Questionado pelos jornalistas sobre eventuais acordos, o presidente dos liberais sublinhou que a IL “apresenta-se a estas eleições por si, sem nenhum tipo de entendimento, e depois avaliará no terreno as circunstâncias”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Mas, é muito clara a nossa política, aquilo que aceitamos e não aceitamos, e essa é a nossa matriz também para a Madeira”, afirmou.

Rui Rocha insistiu também na ideia de o partido “romper o bipartidarismo“, defendendo que “tem sido muito nefasto para Portugal”, incluindo para as ilhas.

E aqui na Madeira temos o reverso da medalha do bipartidarismo. Não temos o PS no poder, mas temos o PSD no poder há muito tempo, com todas as consequências que isso tem, quer do ponto de vista da liberdade económica, quer da liberdade de expressão”, sustentou.

O líder da IL aproveitou também para desafiar o parlamento madeirense a tomar a iniciativa de propor o voto em mobilidade para as regionais deste ano, defendendo que é “importante que os madeirenses que não estão e que não têm possibilidade de votar localmente o possam fazer, porque isso reforça a democracia”.

Relativamente aos temas que preocupam os liberais, Rui Rocha destacou as questões fiscais, referindo que vai apresentar medidas no sentido de baixar impostos.

Na área da saúde, o presidente da IL realçou que é necessário “utilizar todos os meios, sejam eles privados, públicos, sociais, para que neste caso os madeirenses não tenham que enfrentar listas de espera”.

O que importa é a saúde dos madeirenses, não tanto se quem presta o serviço é uma entidade pública ou privada. A Madeira tem hoje um conjunto de prestadores que têm capacidade instalada, aquilo que nós desejamos é que os madeirenses possam ter acesso a uma saúde sem limitações, sem listas de espera”, reforçou.