Uma misteriosa espiral brilhante foi avistada a girar no céu do Hawai, por cima do vulcão Mauna Kea, no mesmo dia em que a SpaceX, empresa privada de exploração espacial de Elon Musk, lançou um novo satélite. O caso remonta a 18 de janeiro, os vídeos começaram a circular nas redes sociais dois dias depois e tornaram-se virais nas últimas horas. Pode vê-los neste tweet e nesta outra publicação, que partilhamos aqui em baixo.

As imagens foram captadas por uma câmara do Telescópio Subaru, fixado no topo do vulcão, e mostram uma espiral azul que se move e expande enquanto gira até se transformar num círculo que se esvanece no ar. A conta oficial dedicada ao telescópio no Twitter, gerida pelo Observatório Astronómico do Japão, confirmou que “a espiral parece estar relacionada ao lançamento de um novo satélite pela empresa SpaceX”. Veja os vídeos aqui em baixo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda em junho do ano passado, o mesmo fenómeno foi avistado na Nova Zelândia, na linha de 771 quilómetros entre a cidade de Nelson e a Ilha Stewart. A espiral apareceu no céu por volta das 19h20 (hora local) de 19 de junho, atravessou a esfera celestial e, ao fim de alguns minutos, já tinha triplicado de tamanho. Começou a dissipar-se ao fim de 10 minutos.

À época, a Sociedade Astronómica de New Plymouth explicou que as nuvens azuis e brilhantes terão sido causados por um foguetão da SpaceX — um Falcon 9 que tinha partido do Cabo Canaveral, no estado norte-americano da Flórida, levando um satélite de comunicações para a baixa órbita terrestre.

Misteriosa espiral azul invade céu da Nova Zelândia. Foi causada por foguetão da SpaceX

O foguetão sobrevoou a Nova Zelândia por duas vezes: a primeira às 17h30 de Wellington (uma hora depois de ter sido lançado) e a segunda duas horas mais tarde, precisamente quando a espiral surgiu no céu. O fenómeno tinha sido causado pelo rasto, rico em dióxido de carbono e água, deixado pelos propulsores. Essa pluma gasosa costuma ser libertada diretamente atrás do foguetão. Mas, se tal não acontecer, o impulso pode fazer com que ele gire, causando as espirais.

A SpaceX ainda não se pronunciou sobre a espiral que surgiu já este mês no Hawai, mas a explicação, segundo o Observatório do Japão, é a mesma, uma vez que a SpaceX lançou um satélite a bordo de um foguetão Falcon 9 a 18 de janeiro, precisamente no mesmo dia em que houve este novo avistamento. O foguetão tinha descolado da base de lançamentos da Força Espacial no Cabo Canaveral, na Flórida.