A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro revelou esta terça-feira que vai avançar com um projeto de acolhimento de refugiados da Ucrânia e do Afeganistão, cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI).

“Este projeto visa prestar apoio aos beneficiários ou requerentes de proteção internacional ou proteção temporária, oriundos do Afeganistão e da Ucrânia, através da sua receção, acolhimento e integração no concelho de Oliveira do Bairro, em articulação com a rede social local e com os serviços e entidades regionais e nacionais responsáveis neste domínio de intervenção”, descreveu a vereadora da Câmara de Oliveira do Bairro, Lília Ana Águas.

Intitulado “Oliveira do Bairro Acolhe”, este projeto representa um investimento de aproximadamente 142 mil euros, cofinanciado a 75% pelo FAMI, no âmbito de uma candidatura que ficou em terceiro lugar a nível nacional, com a mesma pontuação das duas primeiras.

De acordo com a vereadora responsável pela área das migrações, o projeto foi aprovado no início de janeiro e irá abranger ações de acolhimento que têm vindo a implementar desde março de 2022 e que se prolongarão até 31 de dezembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As ações previstas no projeto passam por garantir aos beneficiários e requerentes de proteção internacional oriundos do Afeganistão e da Ucrânia “a provisão de necessidades básicas (alimentação e higiene pessoal), acompanhamento psicossocial, alojamento em hotéis/pensões, assim como o arrendamento de fogos habitacionais e custos associados, de forma complementar ao Programa Porta de Entrada”.

Prevê também o desenvolvimento de programas de acesso à educação formal e informal (pedagógicos, desportivos, culturais e recreativos) e apoio transversal.

“O Município compromete-se ainda a prestar serviços de apoio à tradução/interpretação, serviços de saúde, cuidados médicos e psicológicos, formação linguística de cidadania e de acesso ao mercado de trabalho, em articulação com as entidades competentes e apoio logístico, administrativo e jurídico”, referiu a autarquia bairradina.

O projeto contempla também a produção de ferramentas e suportes de informação e de comunicação específicos para estes refugiados, a identificação precoce e encaminhamento de vítimas de tráfico humano para serviços de apoio compatíveis com as suas necessidades e o apoio a pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais.

“Oliveira do Bairro Acolhe” tem como parceiras várias entidades do concelho e da região, entre as quais as Juntas de Freguesia de Oliveira do Bairro, Oiã, Palhaça e União de Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa, o Agrupamento 970 de S. Pedro da Palhaça do Corpo Nacional de Escutas e o Agrupamento 1396 Arcanjo S. Miguel.

São ainda parceiros o Centro Social de Oiã, o Conservatório Artes e Comunicação, o Clube de Ginástica de Oliveira do Bairro, a Associação Desportiva, Recreativa e Educativa da Palhaça, o Oliveira do Bairro Sport Clube, o Centro Qualifica da Associação para Educação e Valorização da Região de Aveiro (AEVA) e o Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Anadia.