Vários estados norte-americanos estão, neste momento, cobertos de neve. O frio extremo chegou aos Estados Unidos e deverá continuar nos próximos dias, sobretudo na região sul, com chuva e granizo. As baixas temperaturas já provocaram três mortos, registados na sequência de acidentes nas estradas, e cerca de dois mil voos foram cancelados, de acordo com a última atualização feita pela NBC.

No estado do Tennessee, as autoridades norte-americanas pedem que as pessoas evitem circular nas estradas, pelo menos, até quinta-feira. Além deste, o alerta relativo ao frio extremo abrange ainda os estados do Texas, Oklahoma e Arkansas, com a tempestade de gelo a prolongar-se até ao início da próxima quinta-feira.

Durante a manhã desta quarta-feira, o serviço nacional de meteorologia de Fort Worth, no Texas, lançou um aviso sobre o risco de congelamento das superfícies. “As estradas que já estavam escorregadias, vão ficar ainda mais escorregadias”, lês-se na publicação feita no Twitter.

Neste momento, os acidentes rodoviários são uma das principais preocupações das autoridades norte-americanas: “Quase todas as colisões às quais estamos a dar resposta agora estão relacionadas com o tempo”, explicou um elemento dos serviços de emergência médica, também à NBC, acrescentando que “todas as estradas e viadutos na zona de Austin e Travis County estão congelados”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Frio extremo nos EUA mata pelo menos 37 pessoas

Em relação aos voos, a maioria das partidas e chegadas estão a ser ou já foram canceladas. E o aeroporto internacional de Dallas-Fort Worth regista a maioria dos cancelamentos, com mais de mil voos cancelados. No total, o FlightAware, que regista os aviões que chegam e partem do território norte-americano, registou quase dois mil cancelamentos, com a última atualização feita esta terça-feira à noite.