Desde que saiu pela primeira vez dos alambiques, no dia de Natal de 1887, que o whisky Glenfiddich se destaca pelas práticas revolucionárias e atitude independente – características que fizeram de si a marca de whisky de malte único mais vendida e premiada em todo o mundo.
Essa fama, porém, não alterou a sua essência e Glenfiddich continua hoje, 135 anos após a fundação, a ser produzido pela mesma família e na mesma destilaria que o seu fundador, William Grant, construiu em Dufftown, no Norte da Escócia.
Foi nessa destilaria que Alexandre Silva, Chef português de 42 anos, se inspirou para responder ao desafio da marca: promover duas experiências Glenfiddich no LOCO, o seu restaurante lisboeta que conta desde 2016 com uma estrela Michelin, já renovada por sete vezes.
Essas experiências, que acontecerão sob a designação Maverick’s Table, farão o whisky de malte mais premiado chegar às mesas como ingrediente e acompanhante de pratos num inédito menu degustação que irá apelar a todos os sentidos. O primeiro evento terá lugar em março e o segundo em setembro.


Mas a relação entre o Chef e a marca não fica por aqui. No seu outro restaurante lisboeta, o FOGO, surgirá já em fevereiro uma nova carta de cocktails, inspirada pelas características e qualidades deste whisky e pela visita de Alexandre Silva ao chamado Vale do Veado, o significado em português da expressão gaélica Glenfiddich – e que explica, dessa forma, o veado que surge nos rótulos desde a sua fundação.
Este é um casamento de feitios: tanto a marca como o Chef são visionários, inquietos, aventureiros e ligados à natureza. Alexandre Silva, que trocou uma possível carreira musical – como saxofonista – pela cozinha, influenciado pelo avô, não hesitou em aceitar o convite da Glenfiddich. Conhecedor da marca “desde sempre”, considerou-a “o elemento ideal para criar cocktails diferentes e harmonizar (…) pratos da forma mais inovadora possível.”
A inspiração que encontrou nas paisagens escocesas estará bem presente nos pratos que irá servir nestas experiências Maverick’s Table. O menu ainda está no segredo dos deuses e de Alexandre, mas uma coisa é certa: não deixará de surpreender.