Jair Bolsonaro afirmou durante um evento no estado norte-americano da Flórida que, “por lei”, é italiano, lembrando que os avós nasceram em Pádua.

O antigo Presidente brasileiro, que terá dado entrada com um pedido de cidadania junto das autoridades italianas, foi questionado sobre o processo por um jornalista do Corriere della Sera presente no evento organizado pelo Yes Brazil USA, um grupo conservador, no bar Legends, na Flórida.

“Sou italiano. Meu nome é Bolsonaro, meus avós eram de Pádua. Pela lei do seu país, sou italiano. Com pouquíssima burocracia, teria plena cidadania”, respondeu Bolsonaro, citado pelo Globo.

O avó de Bolsonaro nasceu em Anguillara Veneta, na província de Pádua, localidade que em 2021 atribuiu a cidadania honorária ao então Presidente brasileiro.

Cidade italiana gera polémica ao conceder título de cidadão honorário a Bolsonaro

O alegado pedido de cidadania de Bolsonaro, que tem por base o facto de os avós do ex-Presidente terem nascido em Itália, foi noticiado pela imprensa brasileira.

Em Itália, o processo tem sido alvo de oposição, sobretudo após a invasão do Planalto, em janeiro passado, por bolsonaristas refere o Globo, que lembra que dois dos filhos de Bolsonaro, Eduardo e Flávio Bolsonaro, fizeram o pedido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR