No seu habitual discurso noturno à nação, Volodymyr Zelensky avisou esta terça-feira à noite que estava a preparar mais medidas anti-corrupção. Logo no dia seguinte a imprensa ucraniana noticiou que o SBU, o Serviço de Segurança da Ucrânia, estava a fazer buscas nas casas de personalidades à primeira vista intocáveis.  Arsen Avakov, ministro do Interior entre 2014 e 2021 e, por isso mesmo, ex-responsável máximo do SBU, era um deles. Outro, talvez mais surpreendente ainda, era Ihor Kolomoisky, nada menos que um dos homens mais ricos e poderosos do país — e conhecido apoiante do Presidente ucraniano.

Dono de uma fortuna avaliada pela Forbes em mil milhões de dólares, Ihor Kolomoisky, de 59 anos, é um self-made man, dono de quatro iates, que em 1992 ajudou a fundar o Privat Bank, o maior banco comercial do país, que deu origem ao Privat Group, através do qual tem negócios em áreas tão distintas como petróleo, gás, metalurgia, imobiliário e média.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A sua ligação a Zelensky vem justamente daí, da participação que o magnata detinha no 1+1 Media Group, cujo primeiro canal transmitia a série de comédia “Servant of The People”, protagonizada por Volodymyr Zelensky, então ator a fazer de Presidente da Ucrânia.

Como aponta a imprensa ucraniana, foi Kolomoisky, conhecido opositor do então Presidente Petro Poroshenko, quem “deu palco” pela primeira vez a Zelensky, que de Presidente na ficção conseguiu passar ao cargo na vida real.

Essa ligação fez com que, na corrida às presidenciais de 2019, o atual Presidente ucraniano, que fez campanha sob a bandeira da luta contra a corrupção e a oligarquia vigente, fosse acusado de ser um “fantoche” de Kolomoisky, alegações que ambos fizeram sempre questão de negar publicamente.

“É impossível influenciar-me”, garantiu Zelensky na altura, numa entrevista citada pela Reuters. “Nem Kolomoisky, nem qualquer outro oligarca, ninguém vai influenciar-me”.

Agora, quase quatro anos depois, Kolomoisky, que está impedido de entrar nos Estados Unidos e que já em 2016 tinha visto o Privat Bank ser nacionalizado por Poroshenko, depois de uma investigação que revelou fraude continuada durante um período de 10 anos, volta a ser acusado pela justiça ucraniana. E durante o mandato de Zelensky, que ajudou a chegar ao poder, como um dos seus principais financiadores de campanha.

De acordo com agência de notícias Rbc Ukraine, as acusações que pendem sobre Kolomoisky dizem respeito às petrolíferas Ukrtatnafta e Ukrnafta, parcialmente detidas pelo bilionário e que foram apreendidas pelo Estado em novembro do ano passado, depois de o SBU ter investigado o alegado desvio de 40 mil milhões de grívnias (cerca de mil milhões de euros). Segundo fontes confidenciais citadas pela Rbc, Kolomoisky estará a ser acusado de apropriação indevida de produtos petrolíferos nesse valor e de evasão de impostos aduaneiros.

Será só mais um escândalo a envolver o bilionário, um dos mais conhecidos da Ucrânia, que em março de 2014, menos de um mês após a anexação da Crimeia pela Rússia, chegou a ser nomeado governador da região de Dnipropetrovsk, de que Dnipro, a quarta maior cidade ucraniana, é capital.

Dono do seu próprio exército e financiador do batalhão Azov

Na altura, uma das primeiras medidas que tomou foi a formação de um exército de voluntários para proceder à “auto-defesa” do território, um dos inúmeros que na altura começaram a surgir na Ucrânia, pela mão de oligarcas, e que rapidamente ultrapassaram as Forças Armadas ucranianas, pelo menos em meios.

Para equipar o batalhão de Dnipro, com uniformes, coletes à prova de bala, SUV’s, carros blindados, metralhadoras e lança-granadas, escreveu o Business Insider, Ihor Kolomoisky terá gasto cerca de 10 milhões de dólares.

Para além desse, criado na terra onde nasceu, ainda durante a União Soviética, o empresário ajudou ainda a financiar outros exércitos de voluntários nacionalistas, como o batalhão Aidar e o mais famoso Azov. E acabou por ser afastado do cargo de governador, apenas um ano depois de ter sido nomeado, exatamente pela ação destes exércitos que lhe eram leais.

Primeiro, a Amnistia Internacional divulgou um relatório em que acusava o batalhão Aidar de cometer crimes de guerra, incluindo sequestros ilegais, detenções ilegais, roubo, extorsão e até execuções. Depois, escreveu a Reuters em 2015, um grupo de soldados do batalhão de Dnipro irrompeu pela sede da companhia petrolífera estatal UkrTransNafta, alegadamente para “proteger a empresa de uma aquisição ilegal” — Kiev tinha demitido o diretor executivo, conhecido aliado de Kolomoisky.

Foi a gota de água para Poroshenko, que dias depois demitiu Ihor Kolomoisky e avisou que não ia tolerar oligarcas com “exércitos de bolso” no país. Um ano depois, com a nacionalização forçada do Privat Bank e o congelamento dos 2,5 mil milhões de dólares que tinha no exterior, em Londres, o bilionário acabou por fugir do país e fixou-se primeiro na Suíça, depois em Israel — judeu, para além de nacionalidade ucraniana, Kolomoisky tinha também as nacionalidades israelita e cipriota.

Tinha, já não tem: antes de ver a sua casa invadida e revistada pelo SBU, o bilionário terá perdido, em julho do ano passado, a nacionalidade ucraniana, justamente por ordem de Volodymyr Zelensky.

O tanque do tubarão e as acusações de homicídio por encomenda

A lista de acusações que lhe têm sido imputadas ao longo dos anos é longa. Kolomoisky, que um perfil do New York Post, publicado em 2020, pintou como “um vilão ao estilo de Bond”, que tem um tubarão vivo num tanque para intimidar quem o visita e que uma vez chamou “anão esquizofrénico” a Vladimir Putin, foi acusado nesse mesmo ano pelo Departamento de Justiça americano do desvio e lavagem de vários milhões de dólares do Privat Bank para outras empresas do Privat Group em vários países, incluindo nos EUA.

Mas há mais: num processo judicial que decorreu em 2016 no Supremo Tribunal de Londres, Kolomoisky chegou a ser acusado de ter encomendado assassinatos, nomeadamente o de um advogado ucraniano e, mais tarde, dos próprios homens que alegadamente teria contratado (um deles teria sido seu guarda-costas).

Argumentando que Kolomoisky teria anteriormente feito ameaças “extremamente vulgares e fortemente expressas” de violência física em contexto empresarial, foi ouvido o testemunho de Sergei Karpenko, um advogado ucraniano que garantiu ter sido ameaçado pelo bilionário em 2003, durante uma reunião.

De acordo com Karpenko, dias depois das ameaças o seu assistente terá sido espancado na rua, tendo ele próprio sido atacado com uma barra de ferro e esfaqueado no mês seguinte. O alegado responsável pelas agressões, ex-guarda-costas do bilionário, terá depois aparecido morto — tal como o homem que na altura as autoridades consideraram responsáveis pelo seu assassinato.

Ihor Kolomoisky, que negou tudo e acabou por chegar a acordo nesse processo, nunca foi acusado por qualquer crime de homicídio, nem em 2016, nem mais tarde.

Em março de 2021, os Estados Unidos anunciaram que K, a mulher e os dois filhos estavam proibidos de entrar em território americano, “devido ao seu envolvimento em atos significativos de corrupção”.

No comunicado que fez à imprensa, o Secretário de Estado Antony Blinken explicou que a decisão ficou a dever-se sobretudo a atos cometidos enquanto governador de Dnipropetrovsk — mas não só.

“Kolomoisky esteve envolvido em atos corruptos que minaram o Estado de direito e a confiança do público ucraniano nas instituições e processos públicos democráticos do seu governo, incluindo a utilização da sua influência política e poder oficial para seu benefício pessoal”, pode ler-se no texto.

“Embora esta designação se baseie em atos cometidos durante o seu mandato, também quero expressar preocupação com os esforços atuais e contínuos de Kolomoisky para minar os processos e instituições democráticas da Ucrânia, que constituem uma séria ameaça ao futuro do país.”