A Mesa Nacional do BE, órgão máximo entre convenções, reúne-se no sábado para analisar a situação política e o “primeiro ano da maioria absoluta” do PS, que considera ter sido de “crise social e instabilidade política”.

A reunião decorre ao longo do dia em Lisboa, estando previsto que a coordenadora do BE, Catarina Martins, faça a habitual conferência de imprensa para apresentação das conclusões pelas 17h00.

Em antecipação à agência Lusa, fonte oficial do BE referiu que entre os temas em análise nesta Mesa Nacional estará a “situação política e o primeiro ano da maioria absoluta”.

“Não respondendo à sucessão de casos, que vai gerindo entre a arrogância e a opacidade, a maioria absoluta mostra-se igualmente incapaz de responder à pressão inflacionista, aos baixos salários ou ao preço da habitação. A maioria absoluta é crise social e instabilidade política”, critica.

Na última reunião deste órgão máximo entre convenções, em novembro de 2022, o BE decidiu que iria repetir, o voto contra na votação final global do Orçamento do Estado para 2023, tal como tinha feito na generalidade.

Nessa conferência de imprensa, Catarina Martins já tinha defendido que estava “completamente ultrapassada” a ideia de que as maiorias absolutas dão estabilidade, dizendo que “não foi nenhum partido da oposição” que criou casos que “fragilizaram sucessivos governantes”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR