A Autoridade Federal de Aviação (FAA) dos EUA ordenou este sábado a suspensão temporária de voos nos aeroportos de Wilmington, na Carolina do Norte, e de Charleston e Myrtle Beach, na Carolina do Sul. A decisão surge na sequência das suspeitas em torno do balão chinês que foi encontrado à deriva na zona. Os EUA acreditam que se trata de um instrumento de vigilância da China.

Além dos aeroportos, também também foi encerrado o espaço aéreo em Myrtle Beach entre as 12h45 e as 14h45 locais, por razões de “defesa do espaço aéreo”.

“A FAA suspendeu as partidas para os aeroportos de Wilmington (ILM), Myrtle Beach International (MYR) e Charleston International (CHS) para ajudar o Departamento de Defesa numa ação de de segurança nacional”, declarou a FAA em comunicado citado pela CNN. Uma ordem deste género significa que todos os aviões que cumprem critérios específicos devem manter-se em terra. A decisão surgiu depois de o balão ter sido avistado nos dois estados este sábado.

EUA adiam visita de Blinken à China por incidente com balão. China pede desculpa e diz que é equipamento meteorológico

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O presidente dos Estados Unidos já reagiu ao incidente. Joe Biden afirmou que o país vai “tomar conta” da situação. Fontes da Casa Branca citadas pela imprensa internacional afirmam que o país está a planear abater o balão.

A polícia da Carolina do Sul pediu aos cidadãos para não tentarem abater o balão. “Sejam responsáveis. O que sobe também desce, incluindo as vossas balas.

A situação levou Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, a adiar a visita que tinha planeada a Pequim. A China diz que o aparelho é um balão meteorológico que se desviou da rota, mas os norte-americanos estão convictos de que se trata de um instrumento de espionagem.