Um incêndios de grandes dimensões está a consumir um comboio com 50 carruagens que descarrilou na cidade de East Palestine, no estado norte-americano de Ohio e próxima à comunidade de State Line, na Pensilvânia. As imagens que estão a circular nas redes sociais mostram o comboio engolido pelas chamas. Toda a região num raio de quase dois quilómetros em torno do acidente foi evacuada.

A Norfolk Southern, empresa ferroviária responsável pelo comboio, já confirmou que o veículo transportava apenas carga, não passageiros, entre Madison (estado do Illinois) e Conway (na Pensilvânia). Ainda assim, a CNN adianta que o comboio poderia estar a transportar matérias perigosas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A ferocidade das chamas obrigou os bombeiros a retirarem-se do local, deixando apenas máquinas não tripuladas a combater as chamadas enquanto as autoridades identificam os pontos mais ativos do incêndio.

As imagens mostram uma densa nuvem de fumo e luzes cor de laranja a invadir o céu em East Palestine. Algumas delas estão a ser protegidas nas redes sociais porque “incluem conteúdo potencialmente sensível” e só podem ser vistas com o consentimento do internauta.

O incêndio está a ser combatido por bombeiros de corporações de três estados. Numa fase inicial, os elementos dos bombeiros tentaram utilizar canhões de água para combater as chamas, mas as baixas temperaturas congelavam o fluxo antes de entrar no fogo.

O descarrilamento aconteceu a 82 quilómetros de Pittsburgh e a 32 quilómetros do extremo norte da Virgínia Ocidental. Ainda não se sabe o que causou o acidente.

Os habitantes que foram retirados de casa estão abrigados numa escola secundária e num centro comunitário. A restante população da cidade foi aconselhada a não sair de casa. Os bombeiros já avisaram que podem registar-se explosões provocadas pelo consumo das chamas pela carga a bordo do comboio. Há drones a sobrevoar o local.