O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, afirmou este sábado que o Governo “não pode falhar” na organização das próximas eleições legislativas, marcadas para 04 de junho.

“As próximas eleições legislativas são um teste desde logo à capacidade organizativa do Governo e o executivo não pode falhar esses desafios e também um teste à maturidade cívica dos guineenses, um desafio à nossa sociedade civil”, disse Umaro Sissoco Embaló.

O chefe de Estado falava no Palácio da Presidência, em Bissau, durante a apresentação de cumprimentos de Ano Novo pelo poder legislativo, poder executivo, chefias militares, governadores regionais e presidente da Câmara Municipal de Bissau.

O Presidente guineense destacou também que é preciso as Forças Armadas do país continuarem a desenvolver uma “cultura de valores essenciais” que lhe são próprios e “disciplina e respeito escrupuloso pela hierarquia”, salientando que é uma tarefa permanente e se não houver aquela cultura deixará de haver certamente instituição militar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Como comandante supremo das Forças Armadas, renovo o meu compromisso de tudo fazer para que as nossas Forças Armadas estejam cada vez mais capacitadas para a defesa da nossa soberania, do Estado de Direito democrático e da Constituição e dos seus valores”, disse Umaro Sissoco Embaló.

O Presidente guineense recebe ainda hoje cumprimentos da sociedade civil, entidades religiosas, personalidades ligadas às artes e desporto, dos funcionários da Presidência da República e do corpo diplomático, consular e organismos internacionais acreditados no país.

O chefe de Estado dissolveu a Assembleia Nacional em maio e marcou eleições legislativas para 18 de dezembro, mas o Governo, após encontros com os partidos políticos, propôs que fossem adiadas para maio.

Umaro Sissoco Embaló remarcou as eleições para 04 de junho.