Denominado Plectrum, este iate com uma bitola de 74 metros foi concebido pelos italianos da Lazzarini Design, curiosamente recuperando alguma da tecnologia utilizada no veleiro Prada, que defendeu as cores de Itália na America’s Cup. Aqui referimo-nos ao sistema de foils, os apêndices hidrodinâmicos que elevam o casco da água, reduzindo a superfície molhada ao mínimo e, com isso, diminuem o atrito e aumentam a velocidade. Mas os foils não são o único trunfo do Plectrum.

Os 74 metros de comprimento permitem ao iate italiano exibir umas linhas fluídas e elegantes, sendo integralmente construído em carbono para reduzir o peso ao mínimo, fundamental quando pretende “voar” acima da água. O seu interior possui espaço para instalar a cabina do proprietário, substancialmente mais generosa em matéria de área, mas igualmente seis sumptuosos quartos para convidados, além de um salão digno de uma embarcação a motor deste comprimento.

Além do espaço onde viver a bordo, abundam zonas onde guardar objectos e aparelhos que é sempre bom ter à mão. O Plectrum possui heliporto, para facilitar o acesso ao barco, que depois permite recolher o helicóptero numa garagem interior (como se pode ver no vídeo). Tem ainda uma segunda garagem, esta lateral, onde é guardado o tender, o barco de apoio para actividades de lazer e acesso a terra. À popa surge uma terceira garagem, desta vez com espaço para um automóvel e vários brinquedos para usar no mar, de um semi-rígido às motos de água e jet-skis.

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Mas o melhor do Plectrum é a sua mecânica e sistema de deslocação. A fazer mover o iate estão três motores a hidrogénio, cada um deles a fornecer 5000 cv, com os 15.000 cv a serem suficientes para alcançar 75 nós, aproximadamente 135 km/h, o que na água é uma velocidade impressionante. Para a atingir, a Lazzarini Design dotou o casco com dois foils laterais, que recolhem quando o iate está atracado (com o barco a ficar assim com uma boca de 15 metros), para depois abrirem (a boca passa a 20 m) para o elevar por completo da água a determinada velocidade, que o fabricante não especifica.

Para levantar este monstro da água são necessários mais do que os dois foils retrácteis laterais, pelo que o Plectrum monta mais duas asas centrais, uma a meio do casco e outra na secção traseira. Têm a forma de um patilhão, como se tratasse de um veleiro, em cuja extremidade surge uma asa horizontal para reforçar a sustentação da embarcação. E é exactamente nestas asas que estão montadas as três turbinas correspondentes aos três motores a hidrogénio instalados no casco. A Lazzarini Design avança que tem o projecto pronto, com o Plectrum a poder ser construído assim que um cliente aparecer com 80 milhões de euros.