A impetuosidade que Emerson Royal aplicou na marcação a Jack Grealish, que muito contribuiu para a vitória do Tottenham por 1-0 contra o Manchester City, demonstra que o brasileiro sente que não tem um vínculo vitalício ao lado direito da defesa do Tottenham. Para o jogador titular nos spurs na jornada 22 da Premier League, olhar para o banco de suplentes foi ver o espanhol Pedro Porro com ganas de saltar para dentro do relvado.

Na chegada a Inglaterra, Pedro Porro vai, por certo, tentar demonstrar que a expressão da qualidade não depende diretamente das coordenadas onde esta se manifesta. Quem brilha em Portugal, brilha em Inglaterra. Fica até difícil negar o romantismo do futebol quando o primeiro jogo em que o espanhol esteve na convocatória foi contra a equipa que, no início da época, detinha os seus direitos desportivos até ao momento em que, esta época, o Sporting acionou a opção de compra de 8,5 milhões de euros.

Noticiou-se que o Manchester City tentou desviar o antigo leão da rota do Tottenham, tendo ponderado acionar a cláusula de recompra que tinha sobre Porro, fixada nos 20 milhões de euros, menos de metade do que os spurs pagaram ao baterem a cláusula de rescisão de 45 milhões. O treinador dos citizens, Pep Guardiola, negou que o mesmo tivesse acontecido. “Conheço-o. É perfeito para jogar com uma linha de cinco. Na época passada, sofremos quando jogámos contra o Sporting. Esta temporada, enfrentou contra o Tottenham, vi os dois jogos e esteve muito bem. É uma boa contratação para eles. Voltar a contratá-lo? Não, ele estava na lista, mas não pensámos em recomprá-lo”, disse o técnico.

Ainda sobre laterais, a saída de João Cancelo do Manchester City para o Bayern Munique deixou o um lugar em aberto no lado direito da defesa. Kyle Walker ocupou o lugar na equipa de Guardiola, muitas vezes fazendo de terceiro central, deixando a largura para Mahrez.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tottenham e Manchester City viram os rivais mais próximos na tabela perderem pontos nesta jornada. A equipa de Antonio Conte tentava encurtar a distância para os lugares de Liga dos Campeões, beneficiando do empate do Newcastle que ocupa o último lugar de acesso à liga milionária. Os citizens tinham oportunidade de aproveitarem uma rara derrota do Arsenal, que lidera a Premier League,para se aproximarem da liderança.

O treinador do Tottenham escolheu deixar Porro a experienciar, a partir banco de suplentes, a vista para um relvado onde o espanhol já jogou esta época na Liga dos Campeões. No Manchester City, Bernardo Silva foi titular. Rúben Dias ficou sentado na companhia de De Bruyne e Gundogan.

Numa luta à parte, de si para consigo, Haaland tentava igualar o recorde de Alan Shearer que foi o único jogador a conseguir marcar cinco hat-tricks numa só temporada na Liga Inglesa. No entanto, foi o goleador do adversário que abriu as contas do jogo. Rodri fez uma passe arriscado para Rico Lewis. Hojbjerg pressionou alto e roubou a bola. Em esforço, o dinamarquês deu em Harry Kane (15′) que rematou para o fundo das redes de Ederson. Com este golo, o avançado inglês chegou aos 267 golos com a camisola dos spurs e tornou-se no melhor marcador de sempre na história do clube, ultrapassando Jimmy Greaves.

Mesmo que o Tottenham dominasse, o Manchester City conseguiu responder. Mahrez rematou forte à barra. Os citizens tentavam subir no terreno e chegar ao ataque de modo a verem a ameaça transformar-se na confirmação de um golo que igualasse o resultado.

O Tottenham queria ganhar alguma folga e, como quem tem Harry Kane pode sempre contar com uma arma ofensiva de relevo nas proximidades da baliza adversária, a equipa de Londres nunca permitiu ao City relaxar defensivamente. O defesa da equipa do lado azul de Manchester, Manuel Akanji, intercetou uma bola com o braço que o árbitro não considerou suficiente para marcar grande penalidade.

Os minutos finais do jogo ganhar maior emoção com a expulsão do defesa do Tottenham, Cristian Romero, por ver o segundo amarelo após falta sobre Grealish. Acabaria por ser o Manchester City a sair em inferioridade, não numérica, mas no resultado, mantendo a distância de cinco pontos para o Arsenal, gunners que acabaram por ser ajudados pelo rival da capital inglesa.