Naftali Bennett, ex-primeiro-ministro de Israel que chegou a ser mediador nas negociações entre a Rússia e a Ucrânia, lembrou, este domingo, uma alegada conversa que teve com o Presidente da Rússia, em que Vladimir Putin prometeu não assassinar o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky. Mas a Ucrânia não confia na palavra do chefe de Estado da Rússia.

Citado pela Associated Press, Naftali Bennett recordou que perguntou ao líder russo: “Está a planear matar  Zelensky?”. A resposta de Vladimir Putin foi categórica: “Não vou matar Zelensky”.

O ex-chefe do executivo israelita insistiu e voltou a questionar: “Preciso de saber que me está a dar a sua palavra em como não vai matar o Zelensky”. O Presidente da Rússia reiterou: “Não vou matar Zelensky”.

A seguir ao diálogo, Naftali Bennett terá telefonado ao Presidente da Ucrânia para lhe dar conta da promessa do líder russo: “Acabei de sair de uma reunião, ele não o vai matar”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em resposta, Volodymyr Zelensky terá perguntado: “Tem a certeza?”, ao que o ex-primeiro-ministro israelita terá respondido: “Tenho 100% de certeza, ele não o vai matar”.

O ex-primeiro-ministro de Israel sublinhou ainda que, durante os esforços de mediação no início da guerra, Vladimir Putin deixou cair a exigência sobre o desarmamento ucraniano, ao passo que Volodymyr Zelensky prometeu que a Ucrânia não aderiria à NATO.

Ucrânia duvida: “Putin é especialista a mentir”

Os dirigentes da Ucrânia não parecem ter ficado convencidos com a alegada promessa de Putin. Dymtro Kuleba, ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, disse que “no passado, Putin prometeu não ocupar a Crimeia, não violar os acordos de Minsk, não invadir a Ucrânia, no entanto, eles fez todas essas coisas”.

Na sua conta pessoal do Twitter, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia deixou um conselho à comunidade internacional: não acreditar em Putin, que é um “especialista em mentir”.

“Todas as vezes que ele prometeu não fazer alguma coisa, isso faz parte exatamente do seu plano”, afirmou o chefe da diplomacia ucraniana.

Por sua vez, o conselheiro da presidência ucraniana, Mykhailo Podolyak, não acredita na promessa de Vladimir Putin feita ao ex-primeiro-ministro israelita, Naftali Bennett, de que não mataria Volodymyr Zelensky.

“Declarações estranhas sobre ‘mediação’ e de que Putin alegadamente deu ‘garantias para não matar’ são ficção”, atirou Mykhailo Podolyak na sua conta pessoal do Twitter.