O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apelou este domingo à unidade, perante o avanço da Rússia no leste da Ucrânia, e anunciou um novo passo para “limpar” o inimigo interno “que se juntou” à agressão estrangeira pela retaguarda ucraniana.

“Durante os 346 dias de guerra, eu sempre disse que a situação na frente [da batalha] é difícil. E que a situação está a ficar mais difícil. Agora é um daqueles momentos novamente. O ocupante lança mais e mais forças para romper as nossas defesas”, afirmou Zelensky na sua habitual mensagem diária aos ucranianos.

Zelensky reconheceu que a situação “está muito difícil em Bakhmut, em Vuhledar, na direção de Liman”, mas garantiu que a coragem e determinação dos militares ucranianos farão fracassar os planos do país agressor.

O Presidente da Ucrânia referiu-se também ao inimigo interno, defendendo que é necessário “limpar” o país.

“Assinei os documentos correspondentes para dar mais um passo para proteger e limpar o nosso país daqueles que estão do lado do agressor”, disse.

Zelensky observou que o Serviço de Segurança da Ucrânia apresentou-lhe um relatório sobre os ucranianos que têm cidadania russa e expressou a sua disposição para agir contra eles.

O chefe de Estado retirou a cidadania ucraniana a cinco ex-funcionários do Governo do ex-Presidente ucraniano Viktor Yanukovych, deposto em 2014 e atualmente foragido na Rússia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR