Siga aqui o nosso liveblog da Guerra

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Rafael Grossi, visitará Moscovo esta semana para negociar a formação de uma zona de segurança em torno da central nuclear de Zapoirijia, confirmou esta segunda-feira o Governo russo.

“Posso confirmar que [a visita] decorrerá esta semana”, assinalou o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Riabkov, citado pela agência noticiosa russa TASS. Riabkov acrescentou que Moscovo aguarda uma conversa “profunda e profissional” com o chefe da AIEA.

A agência nuclear da ONU, com sede em Viena, também confirmou a deslocação do seu diretor-geral à capital russa.

Um porta-voz da Agência disse à agência noticiosa Efe que Grossi “tem previsto visitar Moscovo ao longo desta semana para prosseguir as suas consultas já encaminhadas e pôr em marcha uma zona da proteção e segurança nuclear em torno da central de Zaporijia”, situada no sudeste da Ucrânia e sob controlo das forças russas desde março de 2022.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por seu turno, Riabkov indicou que a discussão na zona de segurança em torno da central será o “tema chave” da vista de Grossi.

O responsável máximo da AIEA esteve em Moscovo pela última vez em dezembro de 2022, quando se reuniu com Aleksei Lijachiov, chefe da agência atómica russa Rosatom.

Em janeiro, Rossi deslocou-se a Kiev onde se reuniu com o Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, para abordar a situação de segurança em Zaporijia e o envio de missões da AIEA para outras centrais nucleares do país.

Segundo o organismo, em finais de janeiro, a zona em redor da central nuclear voltou a registar numerosas explosões.

Grossi indicou previamente que os indícios de atividades de combate perto da central sublinham a importância vital de chegar a acordo para a rápida concretização de uma zona de proteção de segurança nuclear em redor de Zaporijia.

Esta zona de proteção contribuiria para proteger a central e assegurar que não se torne num objetivo militar, ou que não sejam desencadeados ataques a partir das imediações das instalações, afirmou.

Os seis reatores da central continuam apagados, mas com dois em estado de fornecer vapor e calor à central e à cidade vizinha de Energodar.

A central também está a receber eletricidade externa que necessita para as funções essenciais de segurança, indicou a AIEA, que mantém uma equipa de observadores na central.

A invasão russa — justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia — foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.