A Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais (ANPOC), juntamente com a Germen – Moagem de Cereais (do grupo Better Foods), vão doar trigo e farinha para a confeção de milhões de hóstias para a Jornada Mundial da Juventude 2023. Num comunicado de imprensa emitido pela ANPOC, informam que a doação vai incluir duas toneladas de trigo mole, produzido no Alentejo.

Em representação das Organizações de Produtores associados, a ANPOC vai doar o trigo mole, que será depois transformado pela Germen numa tonelada e meia de farinha “com as características necessárias para o fabrico das hóstias”, pode ler-se na mesma nota, emitida esta segunda-feira, 6 de fevereiro.

Jesuítas recolhem propostas para iniciativas no período da Jornada

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As doações vão ser feitas às Irmãs Clarissas do Mosteiro Imaculado Coração de Maria, na freguesia da Estrela, em Lisboa, responsáveis por confecionar as hóstias que serão servidas nas celebrações das missas da JMJ 2023.

“A Jornada Mundial da Juventude é o maior evento que a cidade de Lisboa vai receber este ano, e vai reunir em Portugal milhões de jovens de todo o mundo”, declara José Pereira Palha, presidente da ANPOC, no comunicado. “É, por isso, um orgulho para a ANPOC associar-se a este grande evento, que é também muito relevante para nós, através deste donativo.”

JMJ. Galp cedeu terrenos de graça e em “condições aceitáveis”, mas zona tem de voltar à empresa tal como estava

De acordo com o presidente da associação, já foi entregue uma amostra de farinha para que as Irmãs Clarissas possam fazer testes e acertos à receita e, em conjunto com a ANPOC, cheguem “ao melhor resultado final”.

Já Luís Matos Ramos, administrador da Germen, expressa “orgulho” em paticipar num evento com a relevância da JMJ. “Termos a oportunidade de doar a farinha necessária para a confeção das hóstias de milhares de jovens deixa-nos muito contentes e com a vontade de poder fazer mais e melhor”, adianta.

As entregas da farinha serão feitas de forma repartida, uma vez que a própria produção será faseada. A primeira aconteceu em fevereiro e seguem-se duas entregas, em abril e em maio.

Jornada da Juventude vai manter dois palcos mas custos serão reduzidos de forma “significativa”, diz Marques Mendes