Siga em direto no nosso liveblog todas as informações sobre o sismo na Turquia e na Síria.

Foi uma das primeiras imagens que surgiram na madrugada desta segunda-feira, 6 de fevereiro, com as notícias de que a Turquia tinha sido abalada por um sismo de magnitude 7.8 na escala de Richter, que também atingiu a Síria. Nela, podia ver-se uma criança pequena a ser retirada dos escombros de um edifício por uma equipa de socorristas. Agora, sabe-se que essa menina se chama Raghad Ismail, tem 18 meses e perdeu a mãe e os irmãos no desastre.

Sismos fazem pelo menos 2.500 mortos na Turquia e Síria. Número de mortos pode chegar aos 10 mil, segundo estimativa do USGS

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A família de Raghad estava em sua casa, na terra síria de Azaz, quando o abalo fez ruir o prédio. A menina foi retirada com vida e sem danos dos escombros, mas perdeu a mãe, que estava grávida, e os dois irmãos, de acordo com a Reuters. O pai sobreviveu, mas sofreu ferimentos, e a menina foi posta ao cuidado do tio.

O momento em que Raghad Ismail foi retirada dos escombros pode ser visto num vídeo partilhado pela agência de notícias.

Receia-se que o pai tenha as costas partidas, a filha pequena está bem. A mulher grávida, a filha de 5 anos e o filho de 4 anos, morreram todos”, disse à mesma agência de notícias o tio da criança, Abu Hussam, tendo ainda acrescentado que estava outra família no edifício — mãe e três filhos — que foi retirada em segurança.

A menina foi posta aos cuidados do tio, Abu Hussam

A família de Raghad tinha sido deslocada de Morek durante a guerra da Síria e instalou-se em Azaz, uma terra perto da fronteira com a Turquia.

O sismo desta segunda-feira foi um dos mais fortes registados nos últimos 100 anos, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O último balanço aponta para 2.619 mortos, entre Turquia e Síria, avança a Sky News.

Terramoto na Turquia é um dos mais fortes dos últimos 100 anos