Com construtores do calibre da Lamborghini, tudo o que se faz tem de ser em grande. Daí que o construtor italiano tenha decidido acabar com a carreira comercial do motor de combustão mais exuberante da marca, o 6.5 V12 capaz de produzir 780 cv, que continua a ser atmosférico para maior nobreza e sonoridade, com a produção de dois novos modelos, um na versão coupé com carroçaria fechada, enquanto o outro é aberto, estilo roadster.

aqui anunciámos que a Lamborghini irá electrificar todos os seus motores, com o objectivo de gastarem menos e reduzirem as emissões na mesma proporção. Simultaneamente, estas novas unidades vão contemplar os proprietários com mais potência e mais binário, como compensação de passarem a existir dois motores a bordo (combustão e eléctrico), em vez de apenas o tradicional a gasolina. Mas, até lá, o construtor vai dando asas aos seus engenheiros e criativos do gabinete de design, produzindo veículos deslumbrantes.

8 fotos

O Invencible assume-se como um coupé com base no Aventador, mas sem partilhar com ele peças da carroçaria ou ter o habitáculo em comum com o respeitado desportivo, de que apenas vai ser produzido um único exemplar. O Autentica surge como um roadster, também ele um one-off, cuja carroçaria aberta facilmente garante a necessária rigidez torcional ao ser integralmente construída em fibra de carbono, à semelhança do chassi.

Ambos os superdesportivos foram concebidos pelo Lamborghini Centro Stile, com os dois orgulhosos proprietários a acompanhar de perto as diferentes fases da personalização, para que tudo ficasse a seu gosto. Invencible e Autentica partilham uma série de elementos, mas são distintos assim que o tema é o tejadilho e toda a zona posterior, com o carro fechado a exibir uma asa traseira de dimensões generosas e o aberto uns pequenos apêndices aerodinâmicos, tipo barbatana.

Sabe-se que além do 6.5 V12 sem sobrealimentação, com 780 cv e 720 Nm, ambos os modelos recorrem ao sistema de tracção integral da casa, bem como às quatro rodas direccionais, em que as traseiras também viram, para reforçar a maneabilidade. Contudo, o preço do Invencible e do Autentica continua no segredo dos deuses.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR