A chuva e o frio intenso estão de volta. Ainda que por pouco tempo, são para levar muito a sério. Por isso o IPMA emitiu já vários alertas amarelos. Vai chover apenas esta terça e quarta-feira e no sul do país as previsões apontam para episódios de aguaceiros fortes. Enquanto a neve vai chegar não só aos pontos mais altos do país, mas também a zonas mais baixas, como a serra de S. Mamede, em Portalegre.

O fim de semana de dias ensolarados e mornos que interromperam as semanas geladas foi apenas isso, um interregno, com enormes amplitudes térmicas — houve cidades com 19ºC durante o dia e 2ºC à noite. Esta terça e quarta-feira voltam a baixar as temperaturas, com uma massa de ar frio continental (ártica) a atingir a Península Ibérica. Curiosamente, estará mais frio em alguns lugares da Península Ibérica, do que na Noruega  (Gotemburgo está com 3ºC, uma temperatura estranhamente alta para esta época do ano). Esta língua polar move-se ao contrário das habituais (normalmente são marítimas, vêm de oeste, do lado da Gronelândia para a Europa e não do norte do continente europeu para o Atlântico, como é o caso), por isso lhe chamam retrógada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

É uma língua de ar frio que se move em latitudes baixas e que se vai encontrar com a massa de ar mais quente que se encontra à superfície, criando grande instabilidade. Como se isso não bastasse, a tempestade Isaak, a nona deste ano, que se situa agora ao largo das ilhas baleares, apesar de não atingir Portugal, acabará por influenciar a meteorologia do nosso país. Os seus ventos influenciarão uma massa de ar húmido que chegará de leste pelo Mediterrâneo e trará a chuva. Esta superfície frontal, ao juntar-se à massa de ar frio, fará não só que a chuva passe a neve, como também que os seus ventos causem aquela sensação térmica de gelar os ossos.

Assim, como avisa o IPMA em comunicado, o estado do tempo em Portugal vai ser afetado até esta quarta-feira por uma região depressionária complexa. Uma das depressões terá um núcleo centrado a sudoeste do Algarve; e a outra, um núcleo um “pouco cavado”, sobre o norte da Península Ibérica, e em deslocamento rápido para oeste em altitude.

A consequência de ambas é chuva, frio e vento. A chuva fica até meio da tarde de quinta-feira, sobretudo a sul, e cairá na forma de neve no norte e no centro esta terça-feira, acima dos 600/800 metros, podendo baixar aos 400/600 metros em Trás-os-Montes e até à serra de S. Mamede, em Portalegre.

Os distritos de Faro e Beja estiveram das 12h00 às 18h00 desta terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes. E voltam ao mesmo aviso a partir da meia noite até às 15h00 de quarta-feira. No Alentejo e Algarve, além da precipitação poder ser intensa, ocasionalmente virá acompanhada de trovoadas e queda de granizo.

Já Guarda e Castelo Branco estão sob aviso amarelo para queda de neve acima de 700/800 metros entre as 00h00 e as 9h00 de quarta-feira.

A partir de dia 9, prevê-se igualmente um aumento da agitação marítima na costa sul do Algarve, com ondas de sueste com 1,5 a 2,5 metros, a aumentar gradualmente para 2,5 a 3,5 metros.

O aviso amarelo, o menos grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para esta terça-feira no continente períodos de céu muito nublado, aguaceiros na região Sul, possibilidade de queda de neve no extremo norte no final do dia e vento por vezes forte nas terras altas. A previsão aponta ainda para formação de geada, em especial nas regiões do interior, e pequena descida da temperatura máxima. As temperaturas mínimas vão oscilar entre os -3ºC (na Guarda) e os 7ºC (em Faro e Aveiro) e as máximas entre os 8ºC (na Guarda) e os 17ºC (em Braga e Setúbal).

A partir do próximo fim de semana, é bem provável, pelas previsões possíveis neste momento, que a Primavera se antecipe.