O solo onde fica a península de Anatólia moveu-se até 10 metros na sequência dos terramotos que atingiram a região da Turquia e da Síria na segunda-feira. De acordo com o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia italiano, os abalos ativaram uma nova falha geológica, que deslocou o solo.

A movimentação aconteceu horizontalmente — ou seja, as duas margens da falha roçaram uma na outra ao invés de uma se levantar sobre a outra — e para a esquerda, na direção do Mar Egeu, especificou Alessandro Amato em declarações à agência pública de notícias de Itália.

Uma falha situada em terra e o efeito triggering. O que explica a destruição provocada pelo sismo na Turquia?

“Ocorreu um movimento do tipo transcorrente”, avançou o sismólogo à ANSA. Esse movimento abriu uma falha de 70 a 80 metros de comprimento na região norte da península de Anatólia. Terá sido nessa falha a origem do segundo sismo, de magnitude 7,5 na escala da Richter.

O segundo sismo aconteceu por causa do primeiro, de magnitude 7,8, porque resultou de um reajustamento das placas tectónicas após a libertação inicial de energia. Mas é considerado um sismo, não uma réplica, por ter eclodido numa falha tectónica independente daquela em que teve origem o primeiro terramoto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR