São apenas quatro jogos mas que valem pelo dobro ou pelo triplo tendo em conta a campanha que a equipa dos Sacramento Kings está a fazer na NBA. Naquela que é a segunda época na principal liga de basquetebol do mundo, Neemias Queta, que voltou a fazer um contrato two-way na renovação por um ano assinada no verão, foi apenas opção da principal equipa entre 14 e 24 de dezembro mas conseguiu nesse período aquele que ficou como melhor desempenho na prova, com dez pontos e três ressaltos em 11 minutos de utilização na vitória frente aos Los Angeles Lakers por 134-120. Depois, voltou a baixar à G League, onde é figura de proa dos Stockton Kings, vendo o conjunto principal fazer a melhor campanha das últimas décadas com uma atual terceira posição na Conferência Oeste e o oitavo melhor registo da competição.

“Estamos aí, estamos juntos.” Neemias Queta regista melhor exibição da época com 10 pontos em 10 minutos e festeja em português

“Tapado” pelo titular Domantas Sabonis e por outros jogadores de posição 4/5 como Chimezie Metu, Trey Lyles, Keegan Murray ou Alex Len, o português continua a esperar por nova oportunidade de Mike Brown na equipa dos Sacramento Kings e apresenta números que mostram como é uma opção viável caso surja algum problema físico com os extremos/postes ou postes: em 13 jogos na G League, apresenta uma média de quase 28 minutos por encontro com 16,5 pontos, 8,4 ressaltos, 2,6 assistências e 2,2 desarmes de lançamento, tudo números ligeiramente superiores aos que tinha feito na época de estreia em 2021/22. Os Stockton Kings lideram a Conferência Oeste da G League com 12 vitórias e apenas quatro derrotas, naquele que é o segundo melhor registo da prova até aqui apenas superado pelos Long Island Nets a Este (15-3).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assim, e de forma quase natural, esperava-se que Neemias Queta pudesse ter entrada pela primeira vez no Jogo das Estrelas da G League, que está integrado no habituado fim de semana All Star que reúne sempre os melhores jogadores em fevereiro. E foi mesmo isso que aconteceu: o poste português de 23 anos foi um dos 24 convocados para a partida que conta com os melhores da liga de desenvolvimento americana.

O português foi o único jogador chamado dos Stockton Kings, juntando-se a Charles Bassey (Austin Spurs), Luka Garza (Iowa Wolves), London Johnson, Scoot Henderson, Sidy Cissoko, Mojave King, Eric Mika, Leonard Miller, Shareef O’Neal e Babacar Sane (G League Ignite), Frank Jackson (Salt Lake City Stars), Saben Lee (Phoenix Suns), Kenneth Lofton Jr. (Memphis Hustle), Scotty Pippen Jr. (South Bay Lakers), Gui Santos (Santa Cruz Warriors), Sharife Cooper e Isaiah Mobley (Cleveland Charge), David Duke Jr. (Long Island Nets), Carlik Jones (Windy City Bulls), Mac McClung (Delaware Blue Coats), Trevelin Queen (Fort Wayne Mad Ants) e Zavier Simpson (Lakeland Magic). Os dois capitães de equipa, Luka Garza e Scoot Henderson, irão escolher depois as respetivas equipas no próximo dia 14 de fevereiro.

Depois de mais uma vitória frente aos Motor City Cruisers por 116-102 em Detroit, com 16 pontos, nove ressaltos e cinco assistências de Neemias Queta, e com a equipa em viagem para mais uma partida com os Grand Rapids Gold, o poste português de 23 anos soube da notícia no autocarro da equipa pelos responsáveis e teve direito a uma salva de palmas de todos os companheiros pela distinção.