Marcelo Rebelo de Estado elogiou nesta quarta-feira de manhã “o sentido de Estado” de Santos Silva e preferiu não comentar a ideia de que o atual presidente da Assembleia da República possa estar a exercer uma “presidência sombra”.

Quando foi confrontado, no intervalo de uma sessão do programa “Músicos no Palácio de Belém”, por um jornalista sobre a agenda pública “bastante intensa” de Santos Silva, que tem tido uma ação mais interventiva do que o seu antecessor Ferro Rodrigues, Marcelo preferiu o caminho dos elogios frisando que nunca comenta “os outros titulares de órgãos do poder político”.

À pergunta “considera que tem um presidente sombra da república atrás de si?” o Chefe de Estado afirmou que o “relacionamento com o presidente da Assembleia da República é muitíssimo bom, desde o tempo em que foi ministro dos Negócios Estrangeiros”. Lembrou as viagens que fizeram juntos em que teve oportunidade de “apreciar as suas qualidades” como a “preocupação e o sentido de Estado que mostrou naquele cargo e, como presidente da Assembleia pode demonstrar – e tem demonstrado”.

De resto, o Presidente absteve-se de fazer considerações sobre a maneira como a segunda figura do Estado atua na vida pública:

Não vou comentar nem a forma como exerce o seu mandato — não o comentei em relação ao presidente da Assembleia da República anterior, com o qual tinha também uma ótima relação (aí também de amizade). O que cada qual entende sobre aquilo que é o exercício das suas funções e aquilo que é a sua visão do país e do seu futuro perante o país, isso é de cada qual. O Presidente da República não tem de se pronunciar sobre isso”.

Quanto à diferença no exercício do mandato entre os dois presidentes da Assembleia com quem trabalhou, sublinhou que “não há duas pessoas iguais”.

Com a minha proveta idade conheci um presidente da assembleia constituinte, conheci todos os presidentes da Assembleia da República e tiveram perfis muitíssimo diferentes. E portanto cada perfil é um perfil, para um momento histórico”, concluiu o Presidente.

Na mesma conversa com os jornalistas, Marcelo também enalteceu as boas relações que Espanha e Angola demonstram ter, apelou ao Governo que seja célere na aplicação das verbas do Plano de Recuperação e Resiliência, adiantando que vai receber António Costa ainda esta semana para fazer o ponto da situação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

PRR: Marcelo quer aceleração da execução e vai receber Costa para ponto de situação

E, depois de dizer que espera que a greve dos professores não afete o terceiro período, ainda elogiou a eficácia da Marinha Portuguesa no controlo marítimo em rotas de tráfico de droga no Atlântico e no Mediterrâneo. “O que é de sublinhar é a eficácia da nossa marinha”, frisou, reforçando a ideia de que o trabalho deste ramo das Forças Armadas dão o sinal de que estamos “atentos”.