“Mas eu sou muito pesada…”. O aviso partiu de uma menina, retirada dos escombros com sucesso, em mais um caso com final feliz no meio da destruição na Turquia e Síria provocada pelo forte terramoto que atingiu sobretudo estes dois países na noite de domingo para segunda-feira.

No vídeo, pode ouvir-se as palavras da menina, Serap Ela, que tentava ajudar a equipa de resgate a retirá-la dos escombros, na província e cidade turca de Hatay, onde estava soterrada há 51 horas.

Serap acaba por ser retirada por vários membros da equipa de resgate, que conseguem pegar e levar ao colo a menina de cinco anos, ainda de pijama, uma vez que o forte sismo, com uma magnitude de 7,8 pontos na escala de Richter, aconteceu durante a noite, apanhando muitas pessoas a dormir em casa, sem hipótese de encontrarem outros refúgios ou de se tentarem proteger.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Como conta o jornal turco Daily Sabah, as equipas de resgate estavam a trabalhar naquela zona quando ouviram um som no meio dos escombros. Foi então que começaram a procurar a menina, um trabalho que durou três horas até conseguirem retirá-la em segurança e levá-la “de imediato” para o hospital. No vídeo, regista-se a alegria de quem a consegue resgatar e alguns aplausos no momento em que Serap é passada para o colo de um dos elementos da equipa, para ser retirada dali.

A alegria dos que assistem aos resgates “milagre” e o silêncio dos outros. Os testemunhos dos sismos na Turquia e na Síria

A cidade é uma das dez mais afetadas pelos efeitos do sismo, que tem vindo a registar réplicas quase constantes.

Na Turquia há neste momento 79 mil pessoas envolvidas nos esforços de resgate, sendo que o número de mortos ultrapassa já os 6.500 e, juntamente com as vítimas na Síria, atinge mais de 9.500 mortos.