O primeiro dia do Campeonato da Europa de ciclismo de pista em Grenchen, na Suíça, tinha apenas dois portugueses em prova. A par disso, esta era também a primeira prova a contar para a qualificação olímpica, o que abrir um maior leque de imprevisibilidade para a Seleção. No final, melhor era quase impossível. E se Maria Martins já tinha conquistado a medalha de ouro na prova de scratch, Rui Oliveira conseguiu a prata poucos minutos depois na prova de eliminação onde só perdeu para o alemão Tim Torn Teutenberg.

Não houve mesmo três sem quatro (e mais virão): Maria Martins conquista medalha de ouro no Europeu

Numa prova com várias surpresas, a começar pela eliminação antes da discussão pelas medalhas do italiano campeão mundial e europeu Elia Viviani (quinto classificado), Rui Oliveira saiu na frente depois de Philip Heijnen, dos Países Baixos, ter ficado com o bronze mas o ataque do germânico a meia pista do final foi mesmo determinante para a conquista da medalha de ouro, deixando o português “apenas” com a prata.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar de continuar ainda à procura da primeira vitória na prova de eliminação, Rui Oliveira, de 26 anos, alcançou a sexta medalha em Campeonatos da Europa: ganhou o ouro no scratch em 2021; ficou com a prata na eliminação em 2018 e 2023 e no madison em 2020; e acabou com o bronze na eliminação em 2017 e no madison em 2021. Antes, o corredor da Team UAE Emirates já tinha também alcançado pódios em Mundiais de juniores e em Europeus de Sub-23 e juniores (duas em cada competição) em 2013 e 2014.