Siga em direto o liveblog da guerra na Ucrânia

A Junta Militar de Myanmar (antiga Birmânia) inaugurou um Centro de Informação de Tecnologia Nuclear, lançado com o apoio da Rosatom, empresa estatal russa de energia atómica.

É um novo desenvolvimento numa área que pode reacender preocupações de que os militares de Myanmar gostariam de desenvolver armas nucleares.

Os meios de comunicação estatais noticiaram esta quarta-feira que o líder do Governo militar, o general Min Aung Hlaing, se encontrou na segunda-feira com o diretor-geral da Rosatom, Alexey Evgenievich Likhachev.

Myanmar espera construir e operar um reator nucelar ao abrigo de um acordo preliminar com a Rosatom, assinado em 2015, noticiou o jornal estatal Global New Light of Myanmar.

As duas partes assinaram memorandos de entendimento, em Moscovo, em julho, sobre energia nuclear, formação e promoção da compreensão pública da energia atómica.

Ambos os lados trocaram pontos de vista sobre a utilização eficaz da energia nuclear nos setores da saúde e da agricultura, incluindo a produção de eletricidade e uma maior cooperação na utilização pacífica da energia nuclear”, pode ler-se no diário.

A Rússia mantém relações amigáveis com Myanmar, alvo de sanções por muitas nações ocidentais, após os militares terem lançado um golpe de Estado que depôs o Governo eleito de Aung San Suu Kyi em 2021 e reprimiu violentamente a oposição, matando milhares de civis.

A Rússia tem vindo a promover a cooperação em matéria de energia nuclear com várias nações do sudeste asiático, incluindo o Vietname, Indonésia e Filipinas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR