Trabalhos infográficos com a evolução do número de pontos marcados ao longo de duas décadas na NBA, reportagens com muitos daqueles que estiveram ao seu lado nesta história como companheiros, adversários, treinadores ou demais elementos do staff, muitas reações dos melhores de sempre para aquele que passa agora a ser o melhor de sempre. Da mesma forma como LeBron conquistou o mundo do basquetebol e da NBA, a NBA e o mundo exaltam a conquista de LeBron de todas as formas possíveis perante um recorde com quase 40 anos que poucos ou nenhuns conseguiam ver algum dia a ser batido. Foi mesmo. E as melhores formas para apregoar o feito acabaram por ser duas simples imagens com contextos diferentes.

LeBron chegou onde não tinha sonhado e é o melhor marcador de todos os tempos. No entanto, só quer ter “uma vida normal”

A primeira faz uma junção de dois lançamentos icónicos que ficarão na história da NBA. De um lado, aquele que ficou descrito como “The Shot”, num tiro de Michael Jordan na primeira ronda dos playoffs de 1989 em que mais parecia que o jogador dos Chicago Bulls tinha parado no ar para dar a vitória na “negra” contra os Cleveland Cavaliers no último segundo; do outro, aquele que fica como o histórico momento em que LeBron James se tornou o melhor marcador de sempre da NBA na fase regular superando os 38.387 pontos de outro mítico, Kareem Abdul-Jabbar. Grande diferença além das equipas e da importância dos encontros? Quase 35 anos depois, onde não se vi nenhum telemóvel agora são só telemóveis a capturar o gesto para a posteridade – incluindo os dois filhos do jogador dos Lakers, que não tinham dúvidas de que a marca seria “ali”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A outra imagem estava preparada pela NBA. E não era uma imagem qualquer de uma liga que tem ainda a coroa de King James como marca de todas as suas redes sociais: já depois da partida e com o jogador pronto para ir à conferência de imprensa, a organização tirou um minuto para entregar a LeBron uma fotografia de quando tinha três anos e recebera uma pequena tabela de basquetebol. “Aqui está uma criança feliz… Era dia de Natal… Era logo, jogar basquetebol… Fico fascinado com o que fazia naquela altura e com o que fui fazendo, sempre a dar tudo. Tinha três anos, ia fazer quatro…”, comentou visivelmente emocionado.

“Nem nos meus melhores sonhos imaginei isto. Só quero agradecer aos adeptos dos Lakers. Vocês são únicos. Poder estar na presença de uma lenda tão grande como Kareem [Abdul-Jabbar] significa muito para mim. É uma lição de humildade. Por favor, deem uma ovação de pé ao capitão! À minha maravilhosa mulher, à minha filha, aos meus dois filhos, aos meus amigos… A todos os que alguma vez fizeram parte desta minha carreira nos últimos 20 anos… Mais de 20 anos. Só quero dizer que agradeço muito a todos porque não seria nada sem vós”, começou por dizer LeBron James após alcançar o histórico feito.

“É surreal porque nunca foi um objetivo que tenha estabelecido. Nunca quis ser, verdadeiramente, o melhor marcador mas, agora, estou feliz por ser. Sei que posso jogar ainda durante mais alguns anos. Sei como me sinto e a forma como o meu corpo está a reagir nesta época. Tudo dependerá do meu estado de espírito. Se sentir que tenho motivação suficiente para disputar títulos, sinto que ainda conseguirei fazê-lo. É uma sensação surrealista poder jogar a este nível 20 anos depois da minha estreia e estar no auge das minhas capacidades”, acrescentou ainda num discurso onde não esqueceu a organização da NBA, o atual comissário Adam Silver e o mítico antigo líder David Stern. “Nunca, nunca, nunca num milhão de anos, sonhei com algo melhor do que aquilo que se passou esta noite”, rematou após os 38 pontos marcados frente aos Oklahoma City Thunder que mesmo assim não evitaram mais uma derrota para os Lakers (130-133).

Foram muitos os elogios a LeBron James pelo feito, a começar pelo próprio antigo recordista de pontos na fase regular da NBA, Kareem Abdul-Jabbar, que fez questão de marcar presença na Crypto.com Arena para estabelecer uma simbólica passagem de testemunho ao dar a bola ao atual número 6 dos LA Lakers.

“A carreira do LeBron é de um jogador que conseguiu dominar neste jogo. Tinha força e talento para chegar a esta liga e conseguiu um impacto que dura há 20 anos. É preciso dar crédito a toda a sua resistência e à capacidade de dominar o jogo. Ele sempre foi um líder em todas as equipas por onde passou, tem aquela essência que não se define mas a que chamamos liderança. A partir de agora, o interessante mesmo vai ser ver até onde pode chegar ainda. Mas tudo aquilo que fez fora de campo é mais importante do que fez no campo. A enviar crianças para as escolas por exemplo… Ele é a melhor demonstração de como o trabalho duro leva sempre ao êxito”, comentou Kareem, que foi seis vezes campeão (cinco pelos Lakers).

“Significa muito este recorde, mais para mim e para todos os nossos fãs porque tens vestida a nossa camisola púrpura e dourada. Bateste o recorde como um jogador dos Lakers. Este momento foi muito especial porque nunca mais veremos outro LeBron James. Não acredito que alguém consiga superar alguma vez o LeBron como melhor marcador da NBA! Nunca imaginei que poderia ver dois jogadores da NBA marcar mais do que 38.000 pontos. Ainda hoje consigo recordar quando o meu companheiro, o lendário Kareem Abdul-Jabbar, bateu o recorde. Foi uma honra ser o miúdo que lhe passou a bola para aumentar o seu legado”, destacou Magic Johnson, outro dos mais icónicos jogadores da formação de Los Angeles que abordou também o trabalho do número 6 como empresário e a nível de ajuda a jovens carenciados.

Também Joe Biden, presidente dos EUA que por ocasião do recorde estava no discurso do Estado da União, gravou uma mensagem que passou nos ecrãs da Crypto.com Arena. “LeBron, parabéns! Com todo o teu coração e com toda a tua alma superaste um recorde sagrado. Elevaste este desporto que é o basquetebol. E, mais do que isso, como o Kareem, o Bill Russell e outros que vieram antes de tu, desafiaste e inspiraste uma nação a ser melhor, a fazer as coisas melhor e a estar a altura da sua promessa completa”, referiu.