A 6 de Fevereiro, fez cinco anos que Elon Musk fixou um dos seus antigos carros, um Tesla Roadster da primeira geração, ao topo de um foguetão Falcon Heavy, o segundo mais potente de sempre. A operação de lançá-lo para o espaço foi aproveitada como acção de marketing para a Tesla, onde Elon Musk é CEO e o maior accionista, mas serviu sobretudo para testar o potencial do Falcon Heavy, produzido pela SpaceX, assumindo-se como o maior e mais possante foguetão de sempre, depois do Saturn V que levou o Homem até à Lua entre 1967 e 1973.

Tesla Roadster aquece motores a caminho de Marte

Para não ir sozinho para o espaço, o Falcon Heavy foi acompanhado por um Roadster de 2010 que pertence e foi utilizado por Musk, aos comandos do qual ia um manequim baptizado Starman, que passou a ser a “coisa” com forma de humanóide que percorreu mais quilómetros ao volante. Nada menos que 4000 milhões de quilómetros, resultado das suas 3,25 voltas em torno do Sol, o que em cinco anos dá uma vertiginosa média de 97.324 km/h.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tesla vai Marte. E volta a bater a concorrência

O Roadster pintado de vermelho-cereja celebrou o 5.º aniversário no espaço a 327 milhões de quilómetros da Terra. Hoje está novamente a caminho de Marte, o que o levará a passar a uns milhões de quilómetros da Terra em 2047 e 2050, de acordo com os dados divulgados pela NASA. A agência espacial norte-americana avança ainda que existe 22% de probabilidade da cápsula onde está o veículo colidir com o nosso planeta nos próximos 15 milhões de anos, com a probabilidade da colisão ocorrer com o Sol ou com Vénus a ser de 12%.

Roadster está pronto para ir até Marte (ou tentar)

Caso o Tesla e a cápsula onde se encontra entrem numa rota de colisão com a Terra, tudo indica que, face à reduzida massa de ambos, venham a arder e a desintegrar-se assim que entrem em contacto com a nossa atmosfera, pelo que o risco é mínimo ou nulo. Mas, ainda assim, é sempre possível saber onde está o único automóvel no espaço, através do site whereisroadster.com.

O que é feito do carro espacial de Elon Musk?

Face ao reduzido interesse científico do objecto, apesar deste estar listado entre os corpos no sistema solar, o Tesla Roadster e a respectiva cápsula têm o código 143205 “SpaceX Roadster (spacecraft) (Tesla)”. E se pretender saber onde estará o carro usado de Musk nos próximos meses ou anos, pode sempre visitar Orbitsimulator.com, procurando depois por “roadster”. Não se sabe se o veículo poderá ser um dia recuperado mas, se tal acontecer, será sem pintura, sem plásticos e sem tecido, queimados há muito pelos raios ultravioletas.

Skoda bateu a Tesla e chegou primeiro a Marte