Não foi bonito, foi sofrido mas foi suficiente. O FC Porto venceu o Académico de Viseu no Fontelo pela margem mínima, graças a um golo solitário de André Franco já na segunda parte, e apurou-se para as meias-finais da Taça de Portugal ao eliminar uma equipa de Jorge Costa que discutiu o resultado até ao fim.

Sejamos Franco(s): não houve ópera mas fez-se música (a crónica do Académico de Viseu-FC Porto)

Os dragões vão agora defrontar o Famalicão, que também esta quarta-feira afastou a BSAD com uma goleada expressiva, sendo que o historial recorda que o FC Porto eliminou os famalicenses nas quatro ocasiões em que as duas equipas se cruzaram na Taça. Esta é já a sexta temporada consecutiva em que o conjunto de Sérgio Conceição chega às meias-finais da competição — ou seja, desde que o treinador está no Dragão, chegou sempre pelo menos até esta fase.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

André Franco, jovem médio contratado ao Estoril no verão, fez o único golo da partida e marcou pela segunda vez esta temporada, sendo naturalmente eleito o Homem do Jogo. “É especial conseguir ajudar a equipa, é para isso que trabalhamos e é muito importante realçar o trabalho de todos. É isto que faz um grupo forte. Como o mister disse, esta ia ser das deslocações mais difíceis. Não era porque o Ac. Viseu está na Segunda Liga que ia ser mais fácil. Na segunda parte entrámos bem. O mister tem-me ajudado com alguns ajustes de posição, vamos conversando. Sporting? Lançamos da mesma forma, vamos recuperar da melhor forma para preparar esse jogo e ir a Alvalade ganhar os três pontos”, atirou, antecipando desde já o Clássico do próximo domingo para o Campeonato.

Já Sérgio Conceição, que voltou ao banco de suplentes depois de cumprir castigo contra o Vizela no fim de semana, atingiu um registo inédito desde que é treinador do FC Porto: há seis jogos que a equipa não sofre qualquer golo, sendo que a última vez que tinha acontecido o técnico era ainda Nuno Espírito Santo, em 2016/17.