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Da sauna nórdica para o quotidiano: BASTUA, a primeira colaboração entre a IKEA e a Marimekko

Este artigo tem mais de 1 ano

A gigante sueca juntou-se à instituição de design finlandês e o resultado chega em quimonos, toalhas e garrafas (entre outros), com padrões alegres e um objetivo claro: fomentar o tempo de descanso

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A sauna nórdica foi o ponto de partida para uma colaboração que juntou a sueca IKEA à finlandesa Marimekko. Esta quinta-feira, 9 de fevereiro, os 26 produtos que compõem a coleção BASTUA foram lançados oficialmente e mostram as linhas decorativas da IKEA estampadas com os padrões alegres e texturas arquitetónicas da Marimekko.

É a primeira vez que a marca finlandesa cria um conjunto de padrões originais — quatro, mais precisamente — para uma colaboração com outra marca. O trabalho de desenvolvimento contou com uma equipa mista e organizada democraticamente, com dois designers de cada lado.

Já o nome BASTUA, cujo formato será familiar a qualquer cliente habitual da cadeia de decoração, foi retirar inspiração à palavra sueca para sauna, bastu, um ritual que também está presente no ADN da Marimekko. Nos anos 1960, a marca finlandesa criou um conceito de sauna funcional. Na década de 1980, a parceira sueca chegou a ter uma sauna na sua gama de produtos.

“As nossas duas marcas desenham herança”, explicou em videochamada Rebekka Bay, diretora-criativa da Marimekko, a um grupo de jornalistas na sessão de apresentação. “Estamos ambos preocupados com valores arquitetónicos, funcionalidade, [a máxima] ‘menos é mais’. Aqui, há uma clara correlação entre padrões, produto e materiais.”

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Para a sauna nórdica acontecer, o balde não pode faltar. Mas o tabuleiro também é importante para servir snacks no final

Por falar em funcionalidade, como é que uma coleção focada num ritual tão específico pode chegar a um público mais alargado? Henrik Most, Range and Product Design Leader na IKEA, explicou na mesma chamada que estes produtos são, acima de tudo, pensados para o dia a dia. O foco do design escandinavo, sublinha ele, é a funcionalidade. É por isso que a coleção se estende a uma vida em que a sauna não faz parte dos rituais.

A mesa de apoio para a sauna, por exemplo, também pode ser posta numa sala de estar. Os quimonos, apresentados aqui como roupões, mantêm utilidade para o cidadão comum que não frequente o ritual. E o tabuleiro em forma de folha tanto pode servir snacks depois da sauna como ser pousado ao colo para tomar uma refeição. Esta lógica estende-se a todas as propostas de BASTUA: espelhos, cabides de parede, toalhas turcas, sacos, garrafas de água e até um balde.

O objetivo fulcral que guiou o processo criativo desta parceria foi o foco em tirar tempo para descansar, fazer as coisas mais devagar, refletir e aproveitar as pequenas coisas na vida. “Passamos cada vez mais tempo à frente dos nossos ecrãs. A velocidade da informação, da comunicação, a forma como trabalhamos, têm mudado tremendamente ao longo da última década e especialmente nos últimos anos”, reflete a dinamarquesa à frente da Marimekko. “[O objetivo] foi mesmo criar produtos e objetos que o apoiem.”

O que é que estas duas empresas nórdicas têm em comum? “A intenção de criar um design democrático e de alta qualidade”, responde prontamente Rebekka. Mas não só: “Há algo em que ainda não tinha pensado antes de colaborarmos como equipa, que é a vontade mútua de criarmos algo com longevidade e de grande qualidade, mas que não é precioso, que não é demasiado sério. Tem um elemento alegre e otimista.”

A lógica da funcionalidade acima de tudo. Espelhos, cabides, turcos, sacos e garrafas estendem-se ao quotidiano

Com as mesmas características, os dois destacam o padrão de ruibarbo, uma das estrelas de BASTUA. “É muito otimista e sentes alegria quando o vês”, aponta o sueco. A diretora-criativa da Marimekko vai mais longe, e confessa que o seu artigo favorito conta com esse mesmo estampado num saco da IKEA.

Além da gigante sueca, a Marimekko colaborou recentemente com a Adidas e a Uniqlo. É uma tentativa de trazer a marca até uma geração mais nova? “A pergunta está, em parte, a oferecer também a resposta”, confirma Rebekka na sessão de esclarecimento. “Sim, na Marimekko vemos as colaborações como uma ótima oportunidade para alargar o reconhecimento da história e da herança da marca.”

Já o representante da IKEA mostra ter vontade que haja uma parte dois para esta colaboração. Gostou de trabalhar com a equipa da Marimekko, que descreve como “muito divertida”. E conclui: “Da perspetiva de um designer, é muito mais interessante reunir pessoas com diferentes ideias, conhecimentos e culturas. Acredito que torna a coleção mais forte.”

Na galeria, conheça as propostas de BASTUA, a primeira colaboração entre a IKEA e a Marimekko.

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