Não há memória de um construtor a revelar tanto dinamismo como a Ford, depois de assinar um acordo para entrar na Fórmula 1 como fornecedora de motores dentro de três anos. O construtor norte-americano, com profunda experiência na modalidade, não perde a mínima oportunidade de explorar a sua ligação à Red Bull F1 Racing, com quem vai conceber e produzir um motor de F1 para estrear em 2026, ano em que entra em vigor o novo regulamento. Exemplos há vários, sendo o mais recente a divulgação de um teaser sobre o protótipo da próxima versão Performance da pick-up eléctrica F-150 Lightning.

Mustang Mach-E 1400: eléctrico da Ford até assusta

A Ford já tinha mencionado, na semana anterior, que se preparava para conceber uma série de modelos a que chama “EV Performance Demonstrators”, veículos que visariam demonstrar o potencial desta tecnologia. Agora a marca, através do seu CEO Jim Farley, levantou um pouco a ponta do véu – e aqui literalmente – sobre um destes exuberantes modelos, nomeadamente a versão mais possante da pick-up F-150, precisamente o veículo mais vendido nos EUA.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ford Transit eléctrica tem 2000 cv. Veja como voa

Esta super pick-up eléctrica foi parcialmente revelada através de um teaser, em que Jim Farley aparece a levantar um pouco do pano que cobre a F-150 Performance. Apenas é visível um pormenor do farol, grelha e para-choques frontal, mas a maior novidade é que a revelação ocorre perante um espectador muito especial, que também é um representante do novo parceiro da Ford: nada menos que o piloto de F1 Daniel Ricciardo, que em 2023 irá desempenhar o papel de terceiro elemento da equipa Red Bull, além de piloto de testes e substituto de Max Verstappen e Sergio Pérez, que deverão disputar todas as provas do campeonato.

A Ford F-150 Lightning especial dos EV Performance Demonstrators terá certamente muito mais de 1000 cv, se tivermos em conta os veículos de demonstração recentemente produzidos pela marca, do Mustang Mach-E 1400 ao Mustang Cobra Jet 1400, ambos com mais de 1400 cv, passando pela Supervan, que debita 2000 cv. Como tal, não é despropositado apontar a qualquer coisa entre 1500 e 2000 cv.