A BBC garantiu esta terça-feira que está a “cooperar totalmente” com as autoridades indianas que realizam buscas nas delegações da televisão pública britânica em Nova Deli e Bombaim”, que ocorrem após a difusão de um documentário crítico do primeiro-ministro.

“Esperemos que esta situação seja resolvida o mais rápido possível”, disse o serviço de relações públicas da BBC através da rede social Twitter confirmando oficialmente as buscas em duas delegações na Índia.

A televisão pública britânica difundiu em janeiro um documentário, dividido em dois episódios, indicando que Narendra Modi, na altura em que era o chefe do Estado do Gujarat, ordenou à polícia para “fechar os olhos” durante os confrontos religiosos de 2002.

A vaga de violência fez pelo menos mil mortos, a maior parte membros da comunidade muçulmana, minoritária na Índia.

O governo indiano, chefiado pelo primeiro-ministro Modi mandou bloquear as imagens do documentário, assim como as mensagens difundidas pela rede social Twitter sobre o mesmo programa da BBC.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Governo indiano censurou reportagem da BBC sobre o líder do país

O executivo de Nova Deli considerou o documentário “propaganda hostil e lixo anti-indiano”.

Apesar a reprodução do documentário ter sido proibida na Universidade de Nova Deli, os estudantes organizaram sessões no campus universitário, desafiando as ordens da polícia.

As autoridades fiscais indianas realizaram esta terça-feira buscas na delegação da estação de televisão pública britânica BBC em Nova Deli e apreenderam os telefones instalados na redação, de acordo com a France Presse.

Ao mesmo tempo, elementos ligados à segurança e ao departamento fiscal mantiveram-se no exterior da delegação de Nova Deli, impedindo as entradas e as saídas do edifício.