Siga aqui o nosso liveblog da Guerra

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo indicou esta sexta-feira que convocou o embaixador italiano em Moscovo, Giorgio Starace, para manifestar a sua “surpresa” ao diplomata pelo “recente cancelamento de eventos culturais de artistas russos em Itália”.

O Ministério também referiu ter informado Starace sobre a “avaliação” de Moscovo ao “contínuo fornecimento de armas e equipamento militar ao regime de Kiev, incluindo armamento ofensivo, o treino de pessoal militar ucraniano e, em geral, a decisão ocidental de provocar uma escalada do conflito”.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa causou até agora a fuga de mais de 14 milhões de pessoas — 6,5 milhões de deslocados internos e mais de oito milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Neste momento, pelo menos 17,7 milhões de ucranianos precisam de ajuda humanitária e 9,3 milhões necessitam de ajuda alimentar e alojamento.

A invasão russa — justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia — foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra mais de 7 mil civis mortos e mais de 11 mil feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.