A comissão de acompanhamento do PRR considerou, nos investimentos que verificou ao detalhe, dois casos críticos na sua execução. Um deles tem a ver com a capitalização das empresas, que inclui o fundo de capitalização e resiliência. O outro é o metro ligeiro Odivelas-Loures. Há vários outros que têm um selo de execução preocupante. No conjunto de 69 investimentos analisados (de um conjunto de 83 programados), 13 ficaram com o selo de preocupantes e dois em estado crítico no seu desenvolvimento. Mais 21 necessitam de acompanhamento. Só 33 estão alinhados com o planeamento.

Mas além da evolução dos projetos, a comissão fez um conjunto de recomendações para melhorar a transparência dos investimentos, mas também de avaliação. A comissão de acompanhamento, que expressou, em conferência de imprensa, que não lhe compete a auditoria e controlo, revelou também desconhecer o estudo do gabinete do Ministério das Finanças citado pelo primeiro-ministro de que cada euro investimento tem um efeito multiplicador na economia de 5,3 euros.

PRR: Vieira da Silva alerta para reprogramação para responder às “necessidades de financiamento adicionais que decorrem da inflação”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Não lemos estudo e não nos pronunciamos”, declarou Pedro Dominguinhos, presidente da comissão na conferência de imprensa para revelar o relatório de acompanhamento anual, referente a 2022. “Quando tivermos acesso poderemos fazer análise”, reforçou, dizendo, no entanto, que parte das recomendações da comissão passa precisamente perceber o potencial impacto que tem em termos de resultados e impactos. “É urgente desde já definir agenda de avaliação dos potenciais impactos e efeitos transformadores”, afirmou o mesmo responsável. A recomendação da comissão vai mesmo no sentido de ser fundamental saber os resultados e os impactos na sociedade, na economia nacional e nos territórios.

A comissão fala, ainda, da questão de comunicação e transparência na divulgação das componentes do PRR. Dá um exemplo: “Não compreendemos que os resultados da avaliação pelo Banco do Fomento [em relação ao fundo da capitalização] não sejam publicados”.

Banco de Fomento publicou primeira lista de candidatos aprovados ao Consolidar por “lapso lamentável”. CEO pede “desculpa”

Carlos Farinha Rodrigues, que está na comissão responsável pelas questões sociais, reforça que “a avaliação dos impactos é central no PRR”, lembrando que, no entanto, a Comissão Europeia controla as metas mas “não é a mais interessante avaliação do PRR. Para termos avaliação temos de ver a sua capacidade de transformação, ainda pouco é feito”, e daí a recomendação de criação de indicadores de transformação. Uma das recomendações é mesmo a de, “apesar do reforço da informação no portal Mais Transparência, deve reforçar-se o investimento na sua usabilidade, apresentação gráfica e criação de dashboards e indicadores de execução”. A própria Comissão de acompanhamento pretende lançar um website para a disponibilização de informação.

Em particular nas agendas mobilizadoras, o programas que destina maior volume de investimento às empresas privadas, a comissão fala da necessidade de definir um modelo de acompanhamento. Aliás, nos critérios de avaliação aos projetos, as agendas mobilizadoras receberam da parte da comissão o selo de “necessário acompanhamento”. O relatório concretiza, em particular neste caso, a necessidade de simplificação dos processos administrativos para conseguir um ritmo de execução e pagamentos mais céleres. Mas Pedro Dominguinhos não esconde a necessidade de agilizar processos e garantir, ao mesmo tempo, mecanismos de controlo e monitorização. Admitiu ainda assim, na conferência de imprensa, que até se pode equacionar a extensão de algumas via verdes para os projetos PRR a outro tipo de investimento. Mas não vê que estas regras facilitadas estejam a levar a um facilitismo, até porque, salienta, há organismos que, apesar das regras, não as utilizam, optando por uma “gestão cautelosa”. Também recorda que a tramitação legal passa por um conjunto de entidades mesmo que os projetos financiados pelo PRR tenham ficado libertos da aprovação em conselho de ministros, conforme avançou no Público, na análise à lei de execução orçamental publicada para o Orçamento para 2023.

Uma das propostas para agilizar os processos é ter uma curta (10 dias por exemplo) consulta pública sobre os avisos de abertura dos concursos, antes de serem abertos.

Assim, e conforme divulgou em conferência de imprensa, os aspetos a melhorar e algumas das recomendações feitas pela comissão de acompanhamento passam por:

  • Acelerar os processo de decisão de avaliação das candidaturas;
  • Agilizar processos de autorizações administrativas e legislativas e promover maior cooperação entre entidades públicas;
  • Introdução de mecanismo de consulta pública na preparação dos Avisos;
  • Aumentar percentagem de reembolso dos adiantamentos;
  • Reforçar e melhorar processo de comunicação;
  • Melhoria dos tempos de resposta e reforço da interoperabilidade das plataformas;
  • Reforçar a informação territorial dos investimentos e harmonização nos conceitos de reporte por parte dos beneficiários diretos e beneficiários intermédios;
  • Definir modelo de acompanhamento das Agendas Mobilizadoras;
  • Apesar do reforço da informação no Portal Mais Transparência, deve reforçar-se o investimento na usabilidade, aspeto gráfico e criação de indicadores e dashboard;
  • Atendendo ao processo de reprogramação em curso, sugere-se a recalendarização de alguns investimentos, o reforço financeiro, bem como algumas metas;
  • Definição de programa e reforço de atividades dirigido à atração de recursos humanos;
  • Definição de uma Agenda de Avaliação do PRR, com incidência nos resultados e nos impactos;
  • Concretizar a execução do website da CNA-PRR

Dois investimentos em estado crítico

A comissão de acompanhamento classificou dois investimentos em estado crítico. “Em relação ao Metro Ligeiro de Superfície Odivelas-Loures considera-se o andamento dos trabalhos como crítico, sendo necessário intervenção da tutela”, diz a comissão que explica este alerta com a necessidade de se definir financiamento para as autarquias abrangidas, já que do lado do metropolitano de Lisboa o financiamento está garantido.

O outro projeto crítico é o das medidas de apoio à capitalização. “Apesar da abertura demonstrada pela nova administração do Banco Português de Fomento e da dinâmica demonstrada depois da sua tomada de posse”, estas medidas estão em estado crítico, enumerando a comissão as razões:

  • baixa procura elegível por parte de empresas não financeiras ao programa de recapitalização estratégica;
  • atraso na avaliação das candidaturas elegíveis na janela A;
  • atraso no lançamento de outras medidas de apoio à capitalização;
  • reduzido número de contratos celebrados;
  • baixo montante dos pagamentos realizados;
  • inexistência de medidas concretas de investimento na literacia financeira de empresários e gestores de PME e mid caps.

Conforme já referido, a comissão nacional de acompanhamento recomenda, neste âmbito, a publicação das listas de todas as candidaturas do Fundo de Capitalização e Resiliência e da informação necessária “para garantir a transparência do processo de seleção”, assim como a publicação e atualização regular da informação sobre pagamentos efetuados a beneficiários finais quer nos programas de investimento direto quer nos programas através dos intermedários. Quer ainda o envolvimento de todos os atores para melhorar a literacia financeira.

Mas se estes dois projetos estão em estado crítico, há 13 que estão em estado preocupante e três deles são na área da habitação, que o Governo prometeu medidas, tendo lançado um documento de propostas para consulta pública até 10 de março.

Medidas para habitação em consulta pública até 10 de março. Governo levanta um pouco mais o véu sobre plano

“Na habitação o nível de projetos aprovado é baixo face às metas globais, antevendo-se que durante o primeiro semestre de 2023 este número cresça de forma relevante”, salienta a comissão de acompanhamento, falando, no entanto, de uma área com riscos, nomeadamente pelo aumento de preços e falta de mão de obra. É pois uma das áreas em que a comissão diz que se deverá reequacionar as metas e objetivos. “Esta situação leva-nos a considerar este investimento do PRR como preocupante”. Em três vertentes: programa de apoio ao acesso à habitação; bolsa nacional de alojamento urgente e temporário e parque público de habitação a custos acessíveis. Já no alojamento estudantil a custos acessíveis fala na necessidade de acompanhamento. Mas vai mais longe: nesta medida foram assinados 116 contratos, representando 15.800 camas, estando em execução 54 projetos, num total de 5.700 camas. À Rádio Observador, o presidente da comissão falou, também, da preocupação com a evolução dos projetos ligados à habitação.

PRR. Há investimentos “preocupantes” na Habitação

“Atendendo ao aumento dos custos de construção e ao atraso na entrega de alguns materiais, sugere-se que se possam recalendarizar algumas metas temporais, incluindo-as no processo de reprogramação em curso”. Foi também essa a sugestão por exemplo para a rede nacional de test beds. De qualquer forma, Pedro Dominguinhos deixou para decisão política os financiamentos e os critérios para as reprogramações.

No conjunto, os projetos críticos e preocupantes resultam de atrasos na avaliação das candidaturas; atrasos no lançamento de concursos ou escassez de procura; definição de metas; e custos construção e redefinição de projeto.