“No futebol tudo é possível mas nós vamos lutar pelo impossível”. Apesar da goleada frente ao Midtjylland e consequente acesso do Sporting aos oitavos da Liga Europa quatro anos depois, Rúben Amorim não perdeu em nada o pragmatismo na análise à realidade verde e branca. Começou no jogo, admitindo que tudo o que podia ter corrido bem correu melhor, continuou no futuro dos leões na prova, salientando as diferenças que subsistem entre a equipa verde e branca e os restantes conjuntos qualificados. “Em Portugal temos essa ideia de que as equipas portugueses têm de ser candidatas. Nós queremos ganhar todos os jogos, porque somos o Sporting, mas temos de ter noção das equipas que estão”, frisava o técnico ainda na Dinamarca.

“Não me iludo, sei que tudo nos ajudou a ganhar.” Há 10 meses que o Sporting não vencia três vezes seguidas fora de casa

“Passamos a vida a vender jogadores. Nem precisávamos de comprar mas se juntássemos os que sempre tivemos estaríamos aptos a lutar pela vitória. Não digo que não vamos lutar mas há que ter noção. Há que dizer plenamente: a ambição está lá sempre mas a nossa prioridade é o Campeonato. Ainda não acabou, por mais pontos de avanço que se tenha. Quando ganhámos o Campeonato tínhamos dez, tivemos um problema no final e se não tivéssemos ganho em Braga ficávamos com dois. Temos de ter noção do que estamos a construir. Não sei se passa o Manchester ou a Roma, duas equipas com grandes treinadores e grandes orçamentos [ambas ficaram também apuradas]. O que digo é que não podemos perder o foco”, adiantou ainda Rúben Amorim na zona de entrevistas rápidas da SIC após o triunfo com o Midtjylland.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quanto mais perto, mais a evitar: os possíveis adversários do Sporting na Liga Europa (entre William, Fábio Vieira ou Jorge Jesus)

Contas feitas, havia cenários distintos entre as oito opções de adversário para o Sporting, todos eles no pote 1 por terem terminado a fase de grupos da Liga Europa na primeira posição. Arsenal, Betis, Real Sociedad e Friburgo surgiam como opositores a evitar não só pela competitividade das suas ligas mas também pelas temporadas que estão a fazer, Ferencvaros e Saint-Gilloise eram os rivais teoricamente mais acessíveis entre todas as opções e havia ainda Feyenoord e Fenerbahçe, naquele que poderia ser o regresso a Alvalade do treinador que comandara o conjunto verde e branco na última participação nos oitavos da prova em 2017/18. No sorteio, e ao contrário do que acontecera no playoff, não houve brinde e calhou a fava: o Arsenal.

  • Union Berlim (Alemanha)-Saint-Gilloise (Bélgica)
  • Sevilha (Espanha)-Fenerbahçe (Turquia)
  • Juventus (Itália)-Friburgo (Alemanha)
  • Bayer Leverkusen (Alemanha)-Ferencvaros (Hungria)
  • Sporting (Portugal)-Arsenal (Inglaterra)
  • Manchester United (Inglaterra)-Betis (Espanha)
  • Roma (Itália)-Real Sociedad (Espanha)
  • Shakhtar (Ucrânia)-Feyenoord (Países Baixos)

Esta será a terceira vez que Sporting e Arsenal se encontram nas provas europeias, sempre com vantagem para os ingleses: em 1969/70, na segunda ronda da extinta Taça das Cidades com Feira, os londrinos tiveram um nulo em Alvalade mas ganharam em casa por 3-0; em 2018/19, época que antecedeu a entrada de Rúben Amorim nos leões, houve um nulo em Londres e uma vitória britânica em Lisboa na fase de grupos da Liga Europa. De recordar que o conjunto orientado por Mikel Arteta, que conta com o português Fábio Vieira (Cédric Soares começou lá a temporada mas saiu para o Fulham), é o atual líder da Premier League numa das melhores campanhas dos últimos anos e juntou em janeiro o médio Jorginho (ex-Chelsea) a outros nomes fortes que estavam no plantel como Odegäard, Xhaka, Saka, Gabriel Jesus, Martinelli ou Zinchenko. Antes da primeira mão, o Arsenal recebe o Bournemouth, jogando pelo meio com o Fulham fora.

De referir que a primeira mão realiza-se a 9 de março, estando o segundo jogo marcado para a semana seguinte (16). A 17 de março tem lugar o sorteio das restantes eliminatórias da competição, que terá a final na Puskas Arena de Budapeste a 31 de maio (os quartos são a 13/20 de abril, as meias a 11/18 de maio).

Cabeças de série no sorteio da Liga Europa (vencedores da fase de grupos)

  • Arsenal (Inglaterra), Betis (Espanha), Fenerbahçe (Turquia), Ferencvaros (Hungria), Feyenoord (Países Baixos), Friburgo (Alemanha), Real Sociedad (Espanha) e Union Saint-Gilloise (Bélgica)

Não cabeças de série no sorteio da Liga Europa (qualificados do playoff)

  • Sevilha (Espanha), Sporting (Portugal), Juventus (Itália), Roma (Itália), Manchester United (Inglaterra), Bayer Leverkusen (Alemanha), Union Berlim (Alemanha) e Shakhtar (Ucrânia)

Resultados do playoff de acesso aos oitavos da Liga Europa

  • Roma (Itália)-Salzburgo (Áustria), 2-0 (2-1 nas duas mãos)
  • Union Berlim (Alemanha)-Ajax (Países Baixos), 3-1 (3-1)
  • Rennes (França)-Shakhtar (Ucrânia), 2-1 e 4-5 g.p. (3-3 e 4-5 g.p.)
  • Manchester United (Inglaterra)-Barcelona (Espanha), 2-1 (4-3)
  • PSV (Países Baixos)-Sevilha (Espanha), 2-0 (2-3)
  • Mónaco (França)- Leverkusen (Alemanha), 2-3 e 3-5 g.p. (5-5 e 3-5, g.p.)
  • Midtjylland (Dinamarca)-Sporting (Portugal), 0-4 (1-5)
  • Nantes (França)-Juventus (Itália), 0-3 (1-4)