A Câmara de Torres Vedras e a Assembleia Municipal de Alenquer manifestaram-se a favor da localização definida no estudo encomendado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste para construir o novo hospital da região.

“Depois do caminho já percorrido, não é hora de voltar atrás. É sim tempo de confiar que, tal como previsto, o grupo de trabalho constituído pelo ministro da Saúde apresentará uma proposta integrada até ao dia 31 de março de 2023, na qual se incluirá a localização, perfil funcional, modelos de financiamento e cronograma de construção do novo Hospital”, é afirmado na tomada de posição do executivo da Câmara Municipal de Torres Vedras, liderado por Laura Rodrigues (PS), divulgada esta sexta-feira.

Para os autarcas torrienses, “importa agora defender um novo hospital que servirá Torres Vedras e o Oeste e não um hospital para um dos concelhos da região”, referindo-se às posições recentes dos municípios de Caldas da Rainha e Óbidos (PSD), que “lamentaram”.

“Ao fazer tábua rasa de todo o caminho percorrido em conjunto pelas autarquias do Oeste, ao contratar um novo estudo de forma unilateral e ao pressionar o Ministério da Saúde para retardar a decisão, as autarquias de Caldas da Rainha e de Óbidos põem em causa a coesão do Oeste e dificultam a rápida decisão sobre o futuro da resposta de saúde da região”, sublinharam.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Torres Vedras (PS), defenderam, vai continuar “a ter uma posição responsável e conciliadora, em prol dos torrienses e de todos os oestinos, salvaguardando os interesses e necessidades da população desta região no domínio da saúde”.

Também a Assembleia Municipal de Alenquer (PS) aprovou por unanimidade, na quinta-feira à noite, uma moção em que “manifesta o seu apoio à posição assumida pela Oeste CIM sobre o novo hospital do Oeste e ao estudo apresentado para definição da melhor localização, respeitando o princípio demográfico e geográfico da região, a definição do perfil e suas valências”.

A moção vai ser enviada ao primeiro-ministro, ministro da Saúde, comissão da saúde e grupos parlamentares da Assembleia da República e à OesteCIM.

Esta manhã, uma comitiva constituída pelos presidentes das câmaras das Caldas da Rainha e de Óbidos, respetivamente, Vitor Marques (independente) e Filipe Daniel (PSD), partidos e movimentos cívicos daquelas cidades entregaram na Assembleia da República uma petição com 13.570 assinaturas, visando alargar os critérios de decisão da localização do novo hospital do Oeste.

Adiado prazo para se saber localização de novo hospital do Oeste

A petição defende que a localização do novo hospital do Oeste seja na confluência dos concelhos das Caldas da Rainha e de Óbidos e os seus subscritores pretendem que seja apreciada em plenário antes do anúncio da decisão do Governo, prometida pelo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, para o final de março.

A decisão final está a ser equacionada por um grupo de trabalho criado pelo Governo, cujo trabalho tem por base um estudo encomendado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim), que apontou o concelho do Bombarral como a melhor localização para a construção do novo hospital.