A Iniciativa Liberal (IL) propõe a transferência da sede do Infarmed para o Porto, do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas para Beja e da ASAE para o distrito de Braga, organismos que atualmente estão em Lisboa.

O partido liderado por Rui Rocha entregou esta segunda-feira na Assembleia da República três projetos de lei e dois projetos de resolução, no sentido de transferir para fora de Lisboa as sedes de organismos públicos.

No que toca à Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), a IL assinala que a transferência da sede para o Porto foi “promessa do XXI Governo Constitucional, em 2017“, mas “tal processo nunca se efetivou, por conta de uma pressão exacerbada por parte da administração deste instituto, alegando argumentos infundados”.

Governo recua e suspende deslocalização do Infarmed para Porto

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O partido defende que é “tempo de prosseguir com esta mudança, que já vem com vários anos de atraso“. Além do Infarmed, a IL propõe também transferir a sede da Fundação Inatel para a região do Algarve e a sede do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) para Beja.

No que toca ao Inatel, o partido defende que a sua deslocalização é “extremamente viável”, por ser um organismo que “tem como missão a promoção de atividades de tempos livres e lazer para as mais diversas faixas etárias da população, sendo responsável, entre outras, pela gestão de diversas unidades hoteleiras espalhadas pelo país”, incluindo no Algarve.

Quanto ao IFAP, a IL sustenta que “o objeto primordial deste instituto se encontra alheado da realidade económica da Área Metropolitana de Lisboa” e, citando dados de 2020, aponta que “é no Alentejo que a agricultura assume maior relevância económica”.

De acordo com as propostas, a IL quer que os processos fiquem “definitivamente concluído até ao final do ano de 2024“.

A IL entregou esta segunda-feira também dois projetos de resolução no parlamento nos quais recomenda ao Governo a deslocalização para Portalegre da sede da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, e da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) para o distrito de Braga.

O partido considera, nos vários projetos, que com a sua aprovação, “a Assembleia da República contribui para um país territorialmente mais coeso e reconhece a importância de deslocalizar os centros de decisão administrativa do país”.

Nas várias exposições de motivos, o partido aponta que as assimetrias regionais “refletem o centralismo e a concentração de poder e investimento público na região da capital que prejudica, invariavelmente, não só o restante território, mas também a própria capital, que sofre de uma pressão habitacional fortemente induzida pela elevada concentração de organismos públicos em poucos quilómetros quadrados”.

A IL defende igualmente que “a deslocalização de organismos públicos da capital para o restante território” cumpre um “duplo desígnio de aumentar a oferta de edifícios que podem ser transformados e adaptados a fins residenciais e de reduzir a procura incentivada pela agregação de serviços públicos carentes de recursos humanos no centro da maior cidade do país”.

Em meados do mês, a IL já tinha apresentado iniciativas com vista à transferência para fora de Lisboa de onze sedes de diferentes organismos públicos.

Na altura, em declarações à Lusa, o deputado Carlos Guimarães Pinto disse que esta era apenas uma “primeira ronda” de iniciativas e que o partido iria apresentar mais com o mesmo propósito, sustentando tem o Estado que dar o exemplo e criar novas oportunidades de carreira em vários pontos do país.