Muitos conhecem melhor Bo Cruz do que Juancho Hernangómez. A verdade é que são a mesma pessoa, mas o sucesso de um e de outro não é comparável. Bo Cruz, a personagem do filme “Hustle” co-produzido por Lebron James, é interpretado por Juancho Hernangómez.

Na história distribuída pela Netflix, Bo Cruz, tem honras de protagonista e desempenha o papel de um jogador com um talento raro que foi descoberto pelo olheiro Stanley Sugerman (desempenhado por Adam Sandler) em Espanha e que vê no basquetebol uma oportunidade para dar uma vida melhor à família, mas que falha nos momentos decisivos do recrutamento por ter dificuldades em lidar emocionalmente com as provocações do adversário Kermit Wilts (Antony Edwards, jogador dos Minnesota Timberwolves). Apesar de tudo, no final, consegue atingir a NBA e demonstrar todas as capacidades que lhe haviam sido detetadas quando foi encontrado a jogar na rua.

A vida real não podia ser mais diferente para Juancho Hernangómez que acaba de ser dispensado pelos Toronto Raptors. A equipa sediada no Canadá abriu mão do internacional espanhol de modo a ficar com um lugar disponível no plantel para poder contratar o base Will Barton, que estava livre no mercado, e colmatar a falta de jogadores exteriores no plantel. Os Raptors são o quarto pior franchise da NBA ao nível da percentagem de lançamento de três pontos (33,5%). O treinador dos campeões da liga norte-americana de basquetebol em 2019, Nick Nurse, dá um passo atrás na filosofia que tem tentado implementar na equipa, onde muitas vezes o cinco em quadra não tem qualquer base, sendo apenas constituído por extremos e postes.

Juancho Hernangómez nunca foi uma das figuras de maior relevo na NBA. Ainda assim, a campanha no EuroBasket 2022, em que, ao serviço da seleção espanhola, foi considerado o melhor jogador da final contra a França, fez subir a cotação do jogador, com médias de 12,8 pontos e 5 ressaltos por jogo, ajudando a Espanha a sagrar-se campeã europeia sem aquela que vinha sendo a sua principal referência, Ricky Rubio, ausente por lesão. Ao mesmo tempo, o irmão gémeo, Willy Hernangómez, sagrou-se MVP da competição.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As equipas da NBA prestaram particular atenção ao torneio continental, como mostra, por exemplo, a aposta que os Utah Jazz fizeram em Lauri Markkanen — que levou o finlandês a ser nomeado pela primeira vez All-Star –, um do melhores jogadores do EuroBasket. Ao contrário do que acontecia no passado em que as equipas da liga de basquetebol mais reconhecida do mundo se mostravam resistentes a jogadores não americanos — estigma que, nos anos mais recentes, as prestações de nomes como Nikola Jokic e Luka Doncic vieram ajudar a combater –, os europeus começaram a ser tidos em maior consideração. Daí que, no início da época, os Raptors tenham apontado baterias a Juancho Hernangómez.

“Eu sei que ele teve um verão inacreditável. Quem teve um verão melhor do que ele? Primeiro, estreou um filme, que foi muito bom e toda a gente viu, e, depois, ganhou uma medalha de ouro”, comentou Nick Nurse no início da temporada. No entanto, o espanhol não correspondeu às expectativas. Em 42 jogos — 10 como titular — somou apenas 2,9 pontos, 2,9 ressaltos e 0,6 assistências de média. Após confirmada a saída do plantel, o técnico justificou a decisão.

“Demos-lhe oportunidades”, mas os Raptors preferiram “manter outros jogadores”. Caso o futuro não passe pela NBA, Juancho Hernangómez, que já passou por Denver Nuggets, Minnesota Timberwolves, Memphis Grizzlies, Boston Celtics, San Antonio Spurs e Utah Jazz, tem pretendentes na Europa. O selecionador espanhol, Sergio Scariolo, que também orienta o Virtus Bologna, participante na EuroLeague, já referiu que o jogador encaixaria na equipa italiana. “Tendo em conta as necessidades e características do nosso clube, talvez o Juancho Hernangómez fosse a cereja no topo do bolo, o encaixe perfeito”, comentou.