Centenas de trabalhadores não docentes estão esta tarde concentrados em frente ao Jardim da Estrela, em Lisboa, em protesto para exigir melhores condições de trabalho e salariais.

A marcha em direção ao Ministério da Educação, agendada para as 15h00, arrancou com cerca de 30 minutos de atraso, mas mesmo antes da hora marcada já várias centenas de profissionais se juntavam junto à Basílica da Estrela.

O protesto foi organizado pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS), que convocou para esta sexta-feira uma greve do pessoal não docente das escolas.

Direitos conquistados, não nos podem ser roubados”, “Não paramos” e “A greve é um direito, sem ela nada feito” são algumas das palavras de ordem que já se vão ouvindo entre os manifestantes.

Além de melhores condições de trabalho e salariais, os profissionais reivindicam a criação de carreiras específicas de auxiliar de ação educativa, assistente de ação educativa e administração escolar, bem como valorização da carreira de técnico superior e a vinculação de todos os técnicos especializados.

Durante a manhã, a FNSTFPS estimou que a greve dos trabalhadores não docentes estaria a ter uma adesão superior a 85%, apesar de as escolas permanecerem abertas devido aos serviços mínimos decretados para as greves de professores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR